ESTUDO DOS SINTOMAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS



ESTUDO DOS SINTOMAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Antonio Marcelino da Silva Filho
Danielle Almeida Gomes
Wesley Pacheco Calixto
Brunna Carolinne Rocha Silva Furriel
Wanderson Rainer Hilário de Araújo
Paulo César de Sousa Santos
Márcio Rodrigues da Cunha Reis

10/05/2023
38-67
2
Este trabalho propõe a utilização de rede neural artificial para classificação e auxílio na identificação das causas da evasão escolar utilizando dados de alunos evadidos e formados na educação de jovens e adultos. O presente estudo é realizado com discentes dos cursos técnicos em Cozinha, Informática para Internet e Transporte Rodoviário. Os dados dos discentes formados e evadidos são obtidos a partir de aplicação de formulário e consulta ao sistema acadêmico da instituição de ensino. A rede neural artificial desenvolvida é do tipo multicamadas e apresenta índice de acerto geral de aproximadamente 70%. Por sua complexidade e consequências negativas que pode trazer, o fenômeno da evasão escolar é tratado neste artigo como patologia do sistema educacional. Desta forma, com a análise e interpretação dos dados coletados e a partir da aplicação da rede neural, é possível recomendar tratamentos profiláticos de enfrentamento da evasão escolar na modalidade de educação de jovens e adultos.
Ler mais...Evasão Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Combate à Evasão Escolar, Redes Neurais Artificiais, Redes Multicamadas.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.