POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS

Code: 187-263
44
152
Título

POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS

ISBN

978-65-5360-117-8

DOI
10.37885/978-65-5360-117-8
Publicado em

31/05/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

130

7

1

1

Organizador(a):
  • Rayme Tiago Rodrigues Costa

    Rayme Tiago Rodrigues Costa

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

7 Capítulos

Capítulo 1

A MULHER INDÍGENA TERENA NO ENSINO SUPERIOR: TENSÕES E POSSIBILIDADES

Eleotério, Valdênia Rodrigues Fernandes
Sousa, Aparecida dos Santos de
Cunha, Fátima Crisitna Duarte Ferreira da
10.37885/211006407
Capítulo 2

AS NOVAS TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL E AS MUDANÇAS EM RAZÃO DESSAS TEORIAS

Lima, Evaldo Lourenço de
10.37885/211106840
Capítulo 3

AS REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO MARANHÃO

Costa, Wanderson Sousa
Fernandes, Helen Giovanna Pereira
10.37885/220408744
Capítulo 4

ENTRE O PRESÉPIO E O TAMBOR: IDENTIDADES ÉTNICAS NO REISADO DE ITAGIBÁ

SANTOS, Hamilton Pacheco
10.37885/220408755
Capítulo 5

O USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E ANTIRRACISTA

Meneses, Amanda Sheylla Dantas de
Meneses, Marli Lira Dantas de
Sales, Mábia Aline Freitas
10.37885/220308050
Capítulo 6

OS CONGOS DE OEIRAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alves, Shirlei Marly
Silva, Rosana Ferreira Romão Rodrigues da
10.37885/220408758
Capítulo 7

VALORIZAÇÃO DA CULTURA-AFRO E DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA DA MULHER NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CACO PINDAÍ-BA

Soares, Luzia da Gloria
10.37885/220408654