O USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E ANTIRRACISTA

Code: 220308050
16
5
Título

O USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E ANTIRRACISTA

Autores(as):
  • Amanda Sheylla Dantas De Meneses

    Meneses, Amanda Sheylla Dantas de

  • Marli Lira Dantas De Meneses

    Meneses, Marli Lira Dantas de

  • Mábia Aline Freitas Sales

    Sales, Mábia Aline Freitas

DOI
10.37885/220308050
Publicado em

31/05/2022

Páginas

66-96

Capítulo

5

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o uso de recursos midiáticos alternativos ao livro didático como estratégia didático-pedagógica e sua contribuição no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ele foi desenvolvido a partir da pesquisa de campo realizada através de entrevistas com as professoras das disciplinas de História, Arte e Literatura, uma vez que consta a obrigatoriedade na lei 10.639/2003 do ensino da história e cultura afro nessas três disciplinas. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adriano Gonçalves, localizada no centro urbano do município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense. A escola dispõe de computadores, projetor de slides (data show), televisor, caixa acústica, DVD player, livros didáticos e paradidáticos e microsystem. Já os espaços midiáticos consistem em sala de leitura e sala de computação com acesso à internet. No decorrer da pesquisa percebeu-se certa dificuldade na compreensão de alguns conceitos referentes às questões raciais. Também se observou que os diversos recursos midiáticos são empregados, em sua maioria, de acordo com os preceitos de uma elite dominante subjugando negros e outros grupos étnicos a marginalização e inferioridade social. Tendo como referências autores como Nilma Lino Gomes (2005), Kabengele Munanga (2005, 2019a, 2019b), Stuart Hall (2006), Carlos Hasenbalg (2006), Silvio Almeida (2018) e Flávio dos Santos Gomes (1999, 2006, 2021) que discutem conceitos como: identidade, racismo, preconceito, discriminação, relações de poder, dentre outros procurou-se traçar um panorama das possibilidades de uso dos recursos midiáticos suplementares ao livro didático, como estratégia didático-pedagógica para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana como promotora de uma educação antirracista transformadora.

Palavras-chave

Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008. História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Mídias e Recursos Midiáticos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.