OS CONGOS DE OEIRAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220408758
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Título

OS CONGOS DE OEIRAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Shirlei Marly Alves

    Alves, Shirlei Marly

  • Rosana Ferreira Romão Rodrigues da Silva

    Silva, Rosana Ferreira Romão Rodrigues da

DOI
10.37885/220408758
Publicado em

31/05/2022

Páginas

97-116

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Descrever os aspectos da compreensão leitora que se tornam mais eficientes quando a prática pedagógica tem relação estreita com a cultura na qual o aprendiz está inserido. Métodos: A pesquisa foi realizada com 10 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede municipal da cidade de Oeiras-PI. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizados como procedimentos de geração de dados atividades de leitura protocolada em grupo. Resultados: Verificou-se que a leitura de textos da cultura local com a qual os aprendizes têm contato contribui para uma aprendizagem significativa por possibilitar a ativação de subsunçores existentes na memória cognitiva, facilitando, dessa forma a compreensão global do texto. Embora, no processo de leitura, os alunos tenham apresentado algumas dificuldades para atribuir sentido, ou seja, para alcançar a compreensão global do texto, constatamos, de certa forma, que a maneira como a prática de leitura foi realizada nas aulas do 2º ano, com a exploração do conhecimento enciclopédico desencadeado por imagens, título e questões dirigidas, em partes, isso favoreceu aos alunos a compreensão do sentido geral dos textos estudados, principalmente, do texto da cultura local Congos de Oeiras, pelo fato de eles terem mais conhecimentos prévios para serem acionados, permitindo-lhes maior integração com a leitura. Conclusão: É necessário e possível trabalhar a leitura como objeto de ensino, adotando-se estratégias que levam o aluno à compreensão ao se partir daquilo que ele conhece, ou seja, dos seus conhecimentos prévios, como estratégia para compreender um novo texto.

Palavras-chave

Letramentos, Ensino da leitura, Compreensão leitora, Cultura Popular, Congos de Oeiras.

Autor(a) Correspondente
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