A MULHER INDÍGENA TERENA NO ENSINO SUPERIOR: TENSÕES E POSSIBILIDADES

Code: 211006407
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Título

A MULHER INDÍGENA TERENA NO ENSINO SUPERIOR: TENSÕES E POSSIBILIDADES

Autores(as):
  • Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério

    Eleotério, Valdênia Rodrigues Fernandes

  • Aparecida dos Santos de Sousa

    Sousa, Aparecida dos Santos de

  • Fátima Crisitna Duarte Ferreira da Cunha

    Cunha, Fátima Crisitna Duarte Ferreira da

DOI
10.37885/211006407
Publicado em

31/05/2022

Páginas

10-21

Capítulo

1

Resumo

O artigo traz como tema; a mulher indígena Terena no ensino superior: tensões e possibilidades. O objetivo foi compreender quais os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas que objetivam entrar no ensino superior. A pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada por vídeoconferência pelo aplicativo de mensagem WhathsApp. O sujeito da pesquisa é uma mulher indígena Terena, de 29 anos, acadêmica do curso de pedagogia, de uma universidade pública, localizada em um município do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Os resultados demonstraram que os principais desafios enfrentados pelas mulheres indígenas terena no ingresso ao ensino superior são os seguintes; práticas discriminatórias, a dificuldade de compreensão da linguagem científica, as longas viagens da aldeia até a universidade, falta de condições financeiras para custear o material didático necessário para os estudos e de acesso a internet para realização de pesquisas acadêmicas entre outras. Todas essas implicações negativas trazem como resultado a desistência de uma parcela significativa de estudantes indígenas da universidade. Compreendemos por meio das análises que somente políticas públicas de acesso não são suficientes para que esses alunos concluam seus estudos, é necessário formação continuada aos professores de maneira que eles possam desenvolver práticas pedagógicas inclusivas de acordo com a realidade vivida por esses alunos e projetos de integração e valorização da cultura desses povos originários de maneira que eles se sintam parte do processo de ensino e adquiram a aprendizagem.

Palavras-chave

Educação, Ensino Superior, Mulher Indígena Terena.

Autor(a) Correspondente
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