EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 2

Code: 182-340
70
327
Título

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-064-5

DOI
10.37885/978-65-5360-064-5
Publicado em

26/02/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

237

17

2

1

Organizadores:
  • Liege Coutinho Goulart Dornellas

    Liege Coutinho Goulart Dornellas

  • Ticiano Azevedo Bastos

    Ticiano Azevedo Bastos

  • Daniel dos Reis Pedrosa

    Daniel dos Reis Pedrosa

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo apresentar um segundo volume de pesquisas relacionadas à educação nos diversos campos do saber e modalidades educacionais, trazendo uma coletânea de textos que apontam para as novas tendências e práticas no âmbito da educação. Vários temas têm se apresentado como desafios e tendências nas pesquisas realizadas no campo da educação na contemporaneidade, portanto esta coletânea não pretende se limitar ao âmbito educacional formal, mas avançar para outros espaços de construção do saber e aprendizagem. A presente coletânea contém 17 capítulos, divididos entre as temáticas de metodologia, educação matemática, práticas de ensino e políticas educacionais. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

17 Capítulos

Capítulo 1

DA CRÍTICA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Nascimento, Elisangela Castedo Maria do
Santos, Aparecida Souza dos
Araújo, Bruno Roberto Nantes
Silva, Andrew VinÍcius Cristaldo da
10.37885/220107280
Capítulo 2

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO DA HEGEMONIA DO CAPITAL

Jovino, Wildiana Kátia Monteiro
10.37885/220107225
Capítulo 3
Capítulo 4

NOTAS SOBRE A INSERÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL NAS (E PARA AS) FUNCIONALIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – POSSIBILIDADES DO PROJETO RONDON

Barroso Filho, José
Santos, Rafael Seixas
10.37885/220107341
Capítulo 5

COVID-19, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO DA CIDADE: QUAL A RELAÇÃO ENTRE ESSES TRÊS ELEMENTOS?

Souza, Pollyanna Regina Batista de
10.37885/210805888
Capítulo 6

DIDÁTICA DA HISTÓRIA PARA HISTORIADORES: MODELOS DE NAÇÃO EM ANÁLISE

Santos, Analice Alves Marinho
Freire, Kátia Regina Lopes Costa
10.37885/220107417
Capítulo 7

ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA

Wildemberg, Marcia Pereira
Bayerl, Geovani da Silva
10.37885/220107434
Capítulo 8

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

ROCHA, S.E.A.
RUFINO, R.F.
10.37885/220207576
Capítulo 9

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DA DIREÇÃO E DE DOCENTES DE QUARAÍ – RS

Araújo, Mauren Lúcia Braga de
Porto, Thaís Ariane da Luz
10.37885/211006354
Capítulo 10

O ENSINO DE ARITMÉTICA E A MODERNIZAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS ELEMENTARES ESTADUNIDENSES NO SÉCULO XIX

Oliveira, Alexandre Souza de
10.37885/210805642
Capítulo 11

LEARNING CHEMISTRY REQUIRES MUCH SWEAT: DEODORANTS AND ANTIPERSPIRANTS AS A CURIOUS AND CONTEXTUALIZED TEACHING PROPOSAL

Miranda, Mayker Lazaro Dantas
Ferreira, Gustavo Henrique Roberto
10.37885/211106748
Capítulo 12

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBREPLEONASMO, DIFERENÇAS CONCEITUAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Uhmann, Silvana Matos
10.37885/211106656
Capítulo 13

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

PINTO, R. A. N.
CEDRAN, P. C.
10.37885/220207555
Capítulo 14

O IMPACTO DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Patricio, Lorena Alves Santana
Salles, Creuzimara Pessanha Madalena
Klauss, Jaisa
10.37885/220107328
Capítulo 15

EXPERIÊNCIAS DE TRANSGENERIDADE NA INFÂNCIA A PARTIR DAS NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS TOMBOY (2011) E MA VIE EN ROSE (1997)

Alves, Claudia Ximenez
Gloor, Leiriane Jenifer Souza
10.37885/220107249
Capítulo 16

GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA PRÁTICA APLICADA NABASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Santos, Reinaldo Repinasi dos
Torres, Vânia Luzia Tiedt
Dal Forno, Letícia Fleig
10.37885/211106594
Capítulo 17

ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DE SANTOS

Paula, Luiz Henrique de
10.37885/220107397