EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA

Code: 405-744
58
236
Título

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA

ISBN

978-65-5360-464-3

DOI
10.37885/978-65-5360-464-3
Publicado em

30/10/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

104

6

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Sabemos dos desafios que se é ensinar e educar no mundo contemporâneo, onde alguns referencias devem ser deixados de lado, mas outros devem ser otimizados e trabalhados, porque são partes constitutivas da pessoa humana. Existem valores que são inegociáveis, como: justiça, respeito, bondade, ternura e a alteridade. Estudar nem sempre significa que irei aprender e compreender todos os conteúdos, isso na prática é impossível, mas é estabelecer o que há em nós de humano e humanizante e corrobora para o desenvolvimento da criticidade, reflexão e análise da realidade social, política, econômica, social e cultural. Escola, família e professores devem estar atentos a nova realidade social, sem perder o essencial, que é o valor à vida humana e suas diferentes formas de ser e de existir. Este livro apresenta uma pesquisa atualizada e realizada por autores que são expoentes em pesquisa e na temática abordada. Desfrutem das reflexões realizadas em cada capítulo, lembrando que as mesmas não se findam aqui. Agradecemos a participação de todos os autores, na construção desta obra tão importante e com uma temática tão relevante para os dias atuais. Desejamos aos leitores, que a mesma possa auxiliar numa pesquisa bibliográfica nas diferentes esferas de ensino. Mudar é importante, sem perder a fineza de uma vida verdadeiramente humana e capaz de compreender e incluir a todos. Uma excelente leitura para todos.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

6 Capítulos

Capítulo 1

O (ANTI)CAPACITISMO NA FORMAÇÃO BÁSICA DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

AREAS, Karolayne Alves
ROLDI, Ana Paula Dias Pazzaglini
10.37885/230914569
Capítulo 2

A CRIAÇÃO DE SINAIS POR MEIO DE PESSOAS OUVINTES

Carvalho, Andréa
Santos, Adriell
Corrêa, Cynthia
Santos, Ricardo
10.37885/230914387
Capítulo 3

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O EU E O OUTRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Luiz, Kelly
Labiak, Fernanda Pereira
10.37885/230914266
Capítulo 4

A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Natal, Maraci Da Silva Corrêa do
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Souza, Júlio César de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230814124
Capítulo 5

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

Souza, Cristiane Menezes de
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Souza, Júlio César de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230814122
Capítulo 6

AÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS: ABORDAGEM DIDÁTICA COM PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

VIANA, Lara
MENDONÇA, Mailton
FERNANDES, Suzana
SANTOS, Carolina
MORAIS, Aparecida
MELO, Ana
GUIMARÃES, Alrivania
SOUZA, João
RODRIGUES, Pâmela
COSTA, Cínthia
10.37885/230814039