TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O EU E O OUTRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Code: 230914266
Downloads
14
Views
291
Compartilhe
Título

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O EU E O OUTRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:
  • Kelly Luiz

  • Fernanda Pereira Labiak

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230914266
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    37-58

    Capítulo

    3

    Resumo

    Objetivo: Analisar o processo de ensino-aprendizagem na aquisição da linguagem de uma criança com TEA, em que a Libras foi utilizada como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Método: foi adotado como método o delineamento autoetnográfico, de caráter temporal e de abordagem qualitativa de modo a subsidiar a análise do relato de experiência de uma mãe mediando o processo de ensino-aprendizagem de seu filho com TEA. Resultados: A partir do relato e análise do caso foi possível ponderar que a comunicação nos constrói como sujeitos sociais e todos temos o direito de ocupar nosso lugar na sociedade e de nos manifestarmos independente das diferenças que nosso corpo físico possa ter. Dar voz aos autistas não significa exigir-lhes o som, mas dar-lhes o direito de falarem por si, sobre si e para si. Conclusão: Com este estudo podemos concluir que crianças autistas minimamente verbais podem ter sua fala desenvolvida, mas que, sobretudo, podem desenvolver sua linguagem e compreensão do mundo com o uso da língua de sinais.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Transtorno do Espectro Autista, LIBRAS, Comunicações Aumentativas e Alternativas, Processo de ensino-aprendizagem, Inclusão.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.