A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Maraci Da Silva Corrêa Do Natal
Natal, Maraci Da Silva Corrêa do
Walmir Fernandes Pereira
Pereira, Walmir Fernandes
Felipe Vitório Ribeiro
Ribeiro, Felipe Vitório
Júlio César De Souza
Souza, Júlio César de
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
30/10/2023
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA
A ludicidade é um tema importante e necessário no contexto escolar. Ao abordar este tema, remete-se imediatamente aos jogos e brincadeiras. De fato, estes termos interligados à ludicidade pois é através dos jogos e brincadeiras que a criança, de um modo simbólico, expressa seus desejos e suas fantasias. É através deles também que fluem a criatividade e a imaginação infantil. Desse modo, valer-se da ludicidade no ambiente escolar proporciona uma aprendizagem prazerosa e significativa. Além disso, a utilização de jogos e brincadeiras oportunizam à criança o contato com situações nas quais deverá lidar com regras, o que favorecerá sua autonomia. Este artigo aborda também a Educação Especial, uma modalidade de educação oferecida preferencialmente no ensino regular e que tem como clientela alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Pensar a Educação Especial leva a reflexão de que maneira esta educação pode caracterizar-se como inclusiva, uma educação que assegure acesso e permanência de todos em qualquer modalidade de ensino. Desse modo, o tema A Ludicidade no contexto da Educação Especial Inclusiva aqui explanado, tem como objetivo geral refletir sobre a importância da ludicidade para a inclusão dentro do contexto da Educação Especial. Para tal utiliza a pesquisa bibliográfica serão reunidas informações que respondam também aos objetivos específicos que são: compreender o conceito de ludicidade; conhecer as leis que norteiam a Educação Especial Inclusiva e compreender de que maneira a ludicidade pode ser usada como recurso pedagógico na Educação Especial Inclusiva. A pesquisa comprova que a ludicidade é um recurso importante já que brincar é inerente ao ser humano. Ao brincar a criança elabora estratégias que mais tarde serão utilizadas em seu cotidiano, além é claro de estimular a criatividade.
Educação Especial, Ludicidade, Inclusão.
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