A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Code: 230814124
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Título

A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Autores(as):
  • Maraci Da Silva Corrêa Do Natal

    Natal, Maraci Da Silva Corrêa do

  • Walmir Fernandes Pereira

    Pereira, Walmir Fernandes

  • Felipe Vitório Ribeiro

    Ribeiro, Felipe Vitório

  • Júlio César De Souza

    Souza, Júlio César de

  • Flávio Aparecido De Almeida

    Aparecido De Almeida, Flávio

DOI
10.37885/230814124
Publicado em

30/10/2023

Páginas

59-68

Capítulo

4

Resumo

A ludicidade é um tema importante e necessário no contexto escolar. Ao abordar este tema, remete-se imediatamente aos jogos e brincadeiras. De fato, estes termos interligados à ludicidade pois é através dos jogos e brincadeiras que a criança, de um modo simbólico, expressa seus desejos e suas fantasias. É através deles também que fluem a criatividade e a imaginação infantil. Desse modo, valer-se da ludicidade no ambiente escolar proporciona uma aprendizagem prazerosa e significativa. Além disso, a utilização de jogos e brincadeiras oportunizam à criança o contato com situações nas quais deverá lidar com regras, o que favorecerá sua autonomia. Este artigo aborda também a Educação Especial, uma modalidade de educação oferecida preferencialmente no ensino regular e que tem como clientela alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Pensar a Educação Especial leva a reflexão de que maneira esta educação pode caracterizar-se como inclusiva, uma educação que assegure acesso e permanência de todos em qualquer modalidade de ensino. Desse modo, o tema A Ludicidade no contexto da Educação Especial Inclusiva aqui explanado, tem como objetivo geral refletir sobre a importância da ludicidade para a inclusão dentro do contexto da Educação Especial. Para tal utiliza a pesquisa bibliográfica serão reunidas informações que respondam também aos objetivos específicos que são: compreender o conceito de ludicidade; conhecer as leis que norteiam a Educação Especial Inclusiva e compreender de que maneira a ludicidade pode ser usada como recurso pedagógico na Educação Especial Inclusiva. A pesquisa comprova que a ludicidade é um recurso importante já que brincar é inerente ao ser humano. Ao brincar a criança elabora estratégias que mais tarde serão utilizadas em seu cotidiano, além é claro de estimular a criatividade.

Palavras-chave

Educação Especial, Ludicidade, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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