DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Cristiane Menezes De Souza
Souza, Cristiane Menezes de
Walmir Fernandes Pereira
Pereira, Walmir Fernandes
Felipe Vitório Ribeiro
Ribeiro, Felipe Vitório
Júlio César De Souza
Souza, Júlio César de
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
30/10/2023
69-86
5
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FAMÍLIA, ESCOLA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE EM PESQUISA
A inclusão escolar perpassa a perspectiva do olhar isolado para a “educação especial”. O quanto mais cedo for trabalhado o reconhecimento das diferenças entre os alunos e valorizar as peculiaridades de cada um, é possível alcançar objetivos e potencialidades sobre cada educando. O presente artigo tem como objeto de estudo a inclusão na realidade escolar. Apresentando como foco o trabalho com a diversidade na educação infantil como marco inicial para a construção de uma escola inclusiva. Este trabalho discorre sobre contribuições de diversos autores como Mantoan, Gadotti, Carvalho e Perrenoud. Baseado em pesquisas bibliográficas e documentais, analisaremos o processo de aprendizagem na educação infantil, buscando identificar atividades que contribuam para a construção de um ambiente diverso pautado no respeito e aceitação das diferenças, assim como no fortalecimento da identidade.
Diversidade. Necessidades Especiais. Inclusão. Educação Infantil. Aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.