CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 595-897
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Título

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

ISBN

978-65-5360-802-3

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-802-3
    Ano Publicação

    2024

    PáginasCapítulosVolumeEdição

    152

    8

    1

    1

    Organizadores:
    • Adriano Lopes Romero

      Romero, Adriano Lopes

    • Alex Barbosa da Silva

      Silva, Alex Barbosa da

    Apresentação

    O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS, que posteriormente foi ampliado para CTSA, visando incorporar e explicitar a importância da dimensão Ambiente) tem como objetivo central a compreensão das inter-relações entre o desenvolvimento científico-tecnológico e os impactos sociais, econômicos e ambientais que daí advêm. Baseado em uma abordagem interdisciplinar, esse movimento procura questionar a neutralidade da ciência e da tecnologia, explorando a forma como essas áreas são influenciadas por fatores sociais e políticos e, simultaneamente, como moldam a sociedade. Dentro desse escopo, o ensino em uma perspectiva CTSA busca promover uma educação crítica e reflexiva, na qual os estudantes são incentivados a entender a ciência e a tecnologia como construções humanas que possuem implicações éticas e sociais, ao invés de considerá-las como meros processos técnicos ou acumulativos de conhecimento. No contexto educacional, o enfoque CTSA no ensino de Ciências visa criar um ambiente propício para promoção da Alfabetização Científica, que vai além da simples transmissão de conceitos e teorias, buscando promover a formação de cidadãos capazes de analisar e participar ativamente de discussões que envolvem ciência e tecnologia em suas vidas cotidianas. Na Educação Básica, currículos orientados por uma perspectiva CTSA contribuem para a problematização de questões contemporâneas, como mudanças climáticas, biotecnologia e o uso de recursos naturais, relacionando-os a conceitos científicos e aos seus desdobramentos éticos e sociais. O objetivo é capacitar os educandos não só para o domínio de conteúdos científicos, mas também para que possam atuar de forma crítica e consciente no enfrentamento de desafios globais e locais. Considerando a importância da perspectiva CTSA na Educação Básica, o presente livro, intitulado Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: propostas didático-pedagógicas para o ensino de Ciências, buscou reunir e divulgar estudos e pesquisas, compreendendo tanto trabalhos empíricos quanto teóricos, na área de Ensino de Ciências que envolvem as relações CTSA. Almeja-se que o livro possa desempenhar um papel significativo como aporte teórico no contexto didático-pedagógico para educadores atuantes em diversos níveis de ensino na Educação Básica, bem como para outros interessados na temática. A presente obra é composta por oito capítulos, elaborados por pesquisadores de distintas regiões do Brasil e do exterior. O capítulo 1, intitulado Motivação e eficiência em estratégias de ensino de Física no nível médio, apresenta uma análise de como os alunos avaliam cinco estratégias de ensino escolhidas e utilizadas pelos professores nas aulas de Física. Em A ludicidade no processo de ensino/aprendizagem de Física, os autores investigaram a integração da ludicidade no ensino de Física no Ensino Médio, com base na Base Nacional Comum Curricular, visando à equidade e ao desenvolvimento integral dos estudantes. No capítulo 3, intitulado Eve Atômica, da série Invencível, enquanto recurso para o ensino-aprendizagem de conteúdos de atomística, os autores analisaram os impactos da utilização da referida série de TV no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química, em uma turma de 1º ano do ensino médio. Em Escolas sustentáveis: um relato de experiência sobre compostagem de resíduos orgânicos da cantina escolar como alternativa de Educação Ambiental em uma escola pública do Maranhão, os autores apresentaram um relato de experiência vivenciada em um projeto de produção de composteiras para a reciclagem de resíduos orgânicos de uma cantina escolar em uma escola pública do estado do Maranhão. No capítulo 5, intitulado Flores na escola: Estratégias para promoção da Educação Ambiental em uma escola na Amazônia Paraense, os autores relataram suas vivências na transformação de espaços inutilizados em ambientes propícios para educação ambiental não formal, através de atividades dinâmicas e interativas, buscando despertar a consciência ambiental dos alunos. Em Trilha da cinética química: construção e validação de um jogo didático para o ensino de química, os autores apresentaram a produção e validação do jogo didático “Trilha da Cinética Química”, desenvolvido com foco no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo sobre a velocidade das reações químicas no ensino de Química. No capítulo 7, intitulado Crise de integridade uma análise ética do escândalo de dados falsos de Francesca Gino e Harvard, o autor apresentou uma reflexão em torno do caso de Francesca Gino, professora da Harvard Business School, acusada de manipular dados em diversos estudos científicos. A análise explorou valores subjacentes de integridade, responsabilidade e transparência, e discute as consequências da fraude, que incluem o impacto na carreira de Gino e a reputação da instituição. Em Como os educadores da rede municipal de Marilândia do Sul/PR interpretam as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade?, os autores investigaram como 41 professores da rede municipal de Marilândia do Sul/PR compreendem as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para isso, utilizaram cinco questões de duas dimensões (Definição de Ciência e Tecnologia e Influência da Sociedade na Ciência e na Tecnologia) do questionário do tipo VOSTS (Views on Science-Technology-Society). Como pode ser observado nesta breve apresentação, as temáticas abordadas refletem perspectivas variadas, o que contribui para uma compreensão aprofundada das complexas interações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Desejamos uma boa leitura!

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    8 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 2
    Capítulo 3
    Capítulo 4
    Capítulo 5
    Capítulo 6