COMO OS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL/PR INTERPRETAM AS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE?



COMO OS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL/PR INTERPRETAM AS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE?
Alex Barbosa Da Silva
Adriano Lopes Romero

30/10/2024
134-148
8
Este trabalho é oriundo de uma pesquisa que buscou investigar como os professores da rede municipal de Marilândia do Sul/PR compreendem as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual utilizou-se um recorte do questionário do tipo VOSTS (Views on Science-Technology-Society) para coleta de dados. Utilizou-se as cinco questões distribuídas em duas dimensões, sendo elas: Definição de Ciência e Tecnologia e Influência da Sociedade na Ciência e na Tecnologia. Participaram de forma voluntária 41 professores da rede municipal de ensino. Os resultados obtidos alertam para uma compreensão parcial das relações CTS por parte dos docentes participantes. A maior parte das respostas indicadas pelos docentes são classificadas como plausível, seguidas por simplistas e, por último, realistas. O mapeamento desse cenário pode contribuir significativamente para a elaboração de cursos de formação continuada que visem mitigar eventuais problemas de compreensão das relações entre CTS. Esses problemas podem impactar negativamente o ensino de conteúdos escolares de Ciências, tornando essencial o desenvolvimento de estratégias formativas que aprimorem o entendimento e a prática pedagógica dos professores nessa área.
Ler mais...CTS; questionário VOSTS; formação inicial/continuada de professores.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.