VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS - VOL.2
2
30/12/2023
29/02/2024
R$ 197,00
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Universidade Federal do Triângulo Mineiro
O desenvolvimento humano é um processo contínuo de aprendizagem que ocorre durante todo o ciclo vital e possibilita ao indivíduo adquirir aquisições motoras, sensoriais, cognitivas, emocionais e sociais que permeiam sua maturidade de forma qualitativa e quantitativa. É importante compreender que esse processo de desenvolvimento humano resulta de interações recíprocas entre indivíduo e ambiente e exigem uma reorganização periódica do sistema indivíduo-ocupações-ambiente-contextos.
É de fundamental importância compreender o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, constatando os marcos fundamentais de cada faixa etária nos domínios sensório-motores, percepto-cognitivos e socioemocionais, assim como suas relações com o desempenho nas atividades de vida diária, de
lazer, brincar e participação social.
Existem diversas condições de saúde que impactam o desenvolvimento infantil em maiores ou menores proporções e geram atrasos nas aquisições esperadas para a idade. Isso exige que pesquisadores investiguem o impacto das deficiências no desenvolvimento e na independência e autonomia ocupacional e
que profissionais de saúde adequem suas práticas objetivando a promoção de um projeto terapêutico singular a cada criança e sua família.
Para tal, abordar a temática de vigilância e acompanhamento do desenvolvimento infantil, em especial na primeira infância, se faz necessário e auxiliara pesquisadores e profissionais no processo de intervenções precoces e práticas centradas nas reais necessidades da criança e de seus familiares.
Áreas temáticas:
- TERAPIA OCUPACIONAL
- FISIOTERAPIA
- MEDICINA
- NUTRIÇÃO
- EDUCAÇÃO FÍSICA - PSICOLOGIA
- SERVICO SOCIAL
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Publicar um artigo ou revisão no formato de Capítulo de Livro é a melhor opção para qualificar o seu currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docências e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas. Com um DOI individual a publicação poderá ser adicionada ao seu Lattes o que irá garantir a originalidade da publicação.
As Atividades Complementares* se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inslusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordernados por um professor e/ou Conselho Editorial.
*Verifique o manual de orientações da sua IES.Algumas IES* podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital desde que as atividades sejam coordenadas por professores e com certificação de avaliação.
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