DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 473-706
37
169
Título

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ISBN

978-65-5360-469-8

DOI
10.37885/978-65-5360-469-8
Publicado em

24/11/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

230

12

1

1

Organizadores:
  • Ione da Silva Guterres

    Guterres, Ione da Silva

  • Josélia de Jesus Araújo Braga de Oliveira

    Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre docentes e discentes egressos da 5a Turma do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Resultado de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores e orientadores das mais diversas áreas do conhecimento no âmbito da Educação Básica, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Nesse contexto, esta coletânea está estruturada em doze capítulos, compostos pelas seguintes áreas de conhecimento: Metodologias de Ensino (Ciências, Língua Inglesa e Matemática); Educação Inclusiva (deficientes auditivos, negros, gênero e outros); Alfabetização; Mídias e Tecnologias. Cabe ressaltar que, a obra intitulada: “Diálogos Interdisciplinares na Educação Básica”, discursa sobre a Educação Básica a partir de diálogos interdisciplinares e contextuais. Diálogos que evidenciam as especificidades da formação de professores do ensino básico, frente à gestão deste ensino (da Educação Infantil ao Ensino Médio). O que consideramos produtivo e relevante nesta obra é o esmero, na escrita de cada autor (a), para tornar visível o poder dos sujeitos pedagógicos críticos que superam as dificuldades e adversidades durante a gestão do ensino no cotidiano educativo. Ademais, são apresentadas experiências teóricas e empíricas que podem ser utilizadas em diferentes contextos educacionais com a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas dos Saberes e Fazeres Educacionais que podem ser utilizados na Educação. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também, que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes e professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos, e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

Santos, Dayse Costa dos
Pinheiro, Delza Cristina
Amorim, Elisangela Santos de
10.37885/231014891
Capítulo 2

A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Gomes, Iranilde do Rosário
Costa, Raniele Sampaio
Aranha, Marize Barros Rocha
10.37885/231014816
Capítulo 3

ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A SUA RELEVÂNCIA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SURDEZ

Fernandes, Disraely da Silva Machado
Rosa, Kaciana do Nascimento Silveira
10.37885/231014768
Capítulo 4

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS APRESENTADAS NO PLANO EDUCACIONAL DO ESTADO DO MARANHÃO

Silva, Aline Borges da
Souza,Katiane de Jesus
Valle, Mariana Guelero do
10.37885/231014888
Capítulo 5

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: MITOS, CRENÇAS E FALÁCIAS

Cavalcante, Luciana Rocha
Costa, Luiz Máximo Lima
10.37885/230512998
Capítulo 6

FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES REFLEXIVOS PARA A INTERAÇÃO E A BRINCADEIRA

Guterres, Ione Da Silva
Oliveira, Josélia de Jesus Araújo Braga de
Melo, José Carlos de
10.37885/230512994
Capítulo 7

NA EDUCAÇÃO INFANTIL SE APRENDE BRINCANDO: PRÁTICAS LÚDICAS COM TEATRO DE ANIMAÇÃO UTILIZANDO FANTOCHES

SILVA, Ana Cristina Souza
QUADROS JUNIOR, João Fortunato Soares de
10.37885/230613247
Capítulo 8

O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: ORIENTAÇÕES DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Sousa, Ilana Silva
Nunes, Antonio de Assis Cruz
10.37885/231014813
Capítulo 9

O ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PUBLICAÇÕES DO PPGEEB/UFMA SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL NO CONTEXTO MARANHENSE

Coelho, Evene Thais Austriaco
Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
10.37885/231014776
Capítulo 10

O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DO APLICATIVO GEOTHEKE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MEDEIROS, Israel Alves de Ananias
NERES, Raimundo Luna
10.37885/230713769
Capítulo 11

REFLEXÕES SOBRE AS COMPREENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DAS EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RABELO, Ana Karoline Pereira Wernz
Santos, Maria José Albuquerque
10.37885/230813954
Capítulo 12

RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇAO INFANTIL: UM ESTUDO NA UEB DÍLSON RAMOS BESSA

Pereira, Katiúcia Ermiza Moreira da Silva Pereira
Nunes, Antonio de Assis Cruz
10.37885/230513000