AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

Code: 470-702
99
284
Título

AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

ISBN

978-65-5360-414-8

DOI
10.37885/978-65-5360-414-8
Publicado em

01/09/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

124

7

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Sabemos que ainda para muitos profissionais é um desafio trabalhar com crianças/ pessoas com autismo, porém também é sabido que muito já se tem se construído acerca dos processos de diagnóstico e intervenções no que tange o espectro. Cada pessoa é única, e no caso da pessoa com autismo, esta premissa é sempre muito bem-vinda, pois revela que não existe um método ou uma receita de bola para intervir nestes casos. A escola e os profissionais de saúde a cada dia recebem mais crianças diagnosticados com autismo, e cabe a nós ofertar um tratamento e intervenções pedagógicas adequadas para cada criança/ aluno. Infelizmente percebe-se ainda nas instituições de ensino equipe pedagógica e corpo docente despreparado para a realidade de inclusão, que vai além de ofertar a vaga, mas sim a construção de um plano pedagógico que atenda verdadeiramente a criança/pessoa com autismo em suas necessitadas e potencialidades. Vivemos em um mundo excludente e preconceituoso, e para além disso, temos uma escola que ainda é arcaica e pouco dá espaço para novos fazeres e didáticas. A ausência de projetos de intervenções nas escolas para este público ainda alimenta a discriminação, o preconceito e a negação de uma escola para todos. Infelizmente muitos gestores confundem encaminhamentos para demais serviços com intervenção pedagógica, ou afirmam que a mesma deve ser de exclusividade apenas do professor. Uma escola inclusiva é aquela em que todos estão envolvidos no processo e que com compromisso e responsabilidade social, buscam constantemente novas formas e pedagogias para melhor atender o educando. Ainda sonhamos com um mundo inclusivo e com oportunidades para todos. Agradecemos aos pesquisadores que fizeram com que esta obra fosse finalizada, na tentativa de apontar caminhos para a inclusão.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

7 Capítulos

Capítulo 1

A CONTRIBUIÇÃO DA ROTINA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

ARAÚJO, Vanessa Freitag de
BENATTI, Lucas Men
ACHETE, Brenda
10.37885/230713900
Capítulo 2

AUTISM SPECTRUM DISORDER, PHYSICAL EDUCATION AND HEALTH: AN EXPERIENCES REPORT WITH A BRIEF LITERATURE REVIEW

Lemes, Vanilson Batista
Brand, Caroline
10.37885/230613414
Capítulo 3

DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA: REALIDADE DA OFICINA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM AUTISMO NA APAE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Benedictis, Laily Souza
10.37885/230713794
Capítulo 4

DIETARY APPROACHES AND NUTRITIONAL SUPPLEMENTS IN THE MANAGEMENT OF AUTISM SPECTRUM DISORDER

Adıgüzel, Emre
Çiçek, Betül
10.37885/230613484
Capítulo 5

MAPA SUGESTIVO PARA INCLUSÃO NEURODIVERGENTE NO LOCAL DE TRABALHO: O AUTISMO ADULTO EM FOCO

RAMOS, ALEXANDRE SOLEDADE
10.37885/230613250
Capítulo 6

O MEDO E O MEDO DO AUTISMO NO MERCADO DE TRABALHO: RELATO DE CASOS

RAMOS, ALEXANDRE SOLEDADE
10.37885/230513022
Capítulo 7

SOBRECARGA MATERNA FACE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM

BOHN, LARISSA
MOLIN, ROSSANO SARTORI DAL
10.37885/230713597