A CONTRIBUIÇÃO DA ROTINA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Code: 230713900
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Título

A CONTRIBUIÇÃO DA ROTINA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores(as):
  • Vanessa Freitag De Araujo

    ARAÚJO, Vanessa Freitag de

  • Lucas Men Benatti

    BENATTI, Lucas Men

  • Brenda Achete

    ACHETE, Brenda

DOI
10.37885/230713900
Publicado em

01/09/2023

Páginas

11-26

Capítulo

1

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender qual a função e a contribuição da adaptação da rotina escolar como componente essencial para a educação inclusiva de alunos diagnosticados com TEA. Embora o poder público garanta o acesso à educação para todos, detalhes das práticas pedagógicas, além de questões estruturais e de recursos, são um desafio para a efetivação da aprendizagem. Articulamos as classificações do CID-11 com a teoria histórico-cultural, uma vez que a mesma defende que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças estão intrinsecamente ligados às interações sociais e culturais. A pesquisa de caráter bibliográfico-documental tem como propósito fornecer informações teóricas e metodológicas que auxiliem o professor em seu trabalho em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Neste estudo, encontramos relatos de pesquisadores que reforçam a ideia de que a rotina além de auxiliar o professor, consegue nortear a criança com TEA no cotidiano escolar.

Palavras-chave

Educação, Transtorno do Espectro Autista, Rotina escolar, Inclusão.

Autor(a) Correspondente
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