DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA: REALIDADE DA OFICINA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM AUTISMO NA APAE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Code: 230713794
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Título

DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA: REALIDADE DA OFICINA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM AUTISMO NA APAE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Autor(a):
  • Laily Benedictis

    Benedictis, Laily Souza

DOI
10.37885/230713794
Publicado em

01/09/2023

Páginas

45-57

Capítulo

3

Resumo

O presente artigo tem como finalidade divulgar o trabalho realizado na Oficina de Atendimento Individual para Transtorno do Espectro do Autismo – AITEA, que oferece atendimento especializado e individualizado para alunos que possuem Transtorno do Espectro do Autismo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Vitória da Conquista - BA. O atendimento realizado nessa Oficina configura-se como um trabalho pedagógico e terapêutico a fim de estimular interesses e habilidades cognitivas, sociais e comportamentais nos alunos, especificamente para os que não se adaptaram em atendimentos em grupos maiores, na Instituição. O instrumento metodológico utilizado para essa pesquisa foi a análise documental, em que analisou-se o Projeto Político Pedagógico (2016) e o Plano de Ação (2017) da Instituição. Encontrou-se como resultado da pesquisa que a APAE de Vitória da Conquista ao realizar a Oficina de atendimento específico para pessoas com autismo consegue romper paradigmas referente aos preconceitos que muitas pessoas com deficiência vivenciam. Trabalha-se aspectos sensoriais e terapêuticos nessa Oficina e não a escolaridade formal. Identificou-se que a escolaridade formal, com aspectos voltados para a alfabetização é de responsabilidade da escolar regular, em que os alunos que frequentam a APAE, no turno Matutino, devem obrigatoriamente ser matriculados. Acredita-se que a referida Instituição cumpre o efetivo papel social que propõe enquanto Entidade que é minimizar as dificuldades e preconceitos encontrados pelas pessoas atendidas na APAE.

Palavras-chave

Autismo, APAE, Terapêutico.

Autor(a) Correspondente
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