A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES, FUNDAMENTOS, DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.



A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES, FUNDAMENTOS, DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO.
978-65-5360-428-5

2023
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Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
Luciana Nunes Cordeiro
Cordeiro, Luciana Nunes
Ana Patrícia Vargas Borges
Borges, Ana Patrícia Vargas
Gerivaldo Bezerra da Silva
Silva, Gerivaldo Bezerra da
Falar de interdisciplinaridade não é tarefa fácil. Vivenciá-la, na prática, é ainda mais complexo! Fazenda (2008) pontua que para tratar de interdisciplinaridade na educação não podemos nos ater a uma prática empírica, mas sim, é necessário realizar uma análise detalhada das razões por trás desta prática contextualizada, histórica e culturalmente. Discutir interdisciplinaridade escolar, curricular, pedagógica ou didática exige uma compreensão profunda do conceito de escola, de currículo ou de metodologia. Porém, a historicidade desses conceitos exige potencial e talento para aprofundar o conhecimento que é ou será necessário para quem pratica ou estuda esses conceitos. A interdisciplinaridade escolar não deve ser confundida com a interdisciplinaridade nas ciências. Na interdisciplinaridade escolar a perspectiva é educativa, e a estrutura do conhecimento escolar é diferente da estrutura do conhecimento que constitui a ciência. Na interdisciplinaridade escolar, conceitos, finalidades, habilidades e técnicas são pensadas com vistas a facilitar o processo de aprendizagem, respeitando o conhecimento dos estudantes e sua integração (FAZENDA, 2008). Deste modo, é indispensável invalidar as fronteiras entre disciplinas e as interfaces do conhecimento, tanto teórico como prático. Deste modo, este estudo nasceu de um processo de cooperação entre pesquisadores, professores e alunos, essencialmente graduandos e pós-graduandos, que buscam qualificar as discussões nesta temática. Resulta também de movimentos e ações interinstitucionais de promoção da pesquisa e extensão, reunindo pesquisadores de diversas instituições de ensino superior públicas e privadas, das mais diversas áreas do conhecimento e de abrangência nacional e internacional. O Volume I da obra A Interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências: concepções, fundamentos, diálogos e práticas na pós-graduação traz a contribuição de docentes e de discentes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), e de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior em nível nacional e internacional. Tem como objetivo coordenar atividades que valorizem o avanço do conhecimento científico das sociedades atuais e futuras através da produção e socialização da ciência com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. Nos treze capítulos deste volume se discute temas diversos, como: desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no ensino de Ciências na Educação Básica; práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino de Ciências e as estratégias facilitadoras do saber; interdisciplinaridade e Matemática: um panorama da produção científica; interdisciplinaridade com foco em uma aprendizagem significativa; sala de aula invertida como proposta de intervenção baseada na aprendizagem por obras; interdisciplinaridade e ferramentas tecnológicas integradoras como instrumento educacional no contexto atual; metodologias para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos; interdisciplinaridade, evolução conceitual e os desafios das práticas pedagógicas; a Educação Ambiental como ferramenta transformadora do cotidiano da escola pública; a Estatística como leitura de mundo para o ensino das Ciências; práticas, conceitos e reflexões da tecnologia 5G e seu impacto na sociedade de risco; a interdisciplinaridade no ensino de Ciências como necessidade para a construção de aprendizagens significativas; e, enseñando análisis y diseño de algoritmos durante el coronavirus (Covid-19). Reiteramos felicitações a todos os autores pelo comprometimento, interesse e contribuição no desenvolvimento e produção desta obra. Esperamos que este primeiro volume seja uma ferramenta norteadora e fundamental no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão para estudantes, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral, bem como, para todos os interessados nos temas aqui delineados.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
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