ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA - VOLUME 2

Code: 241-450
59
220
Título

ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-242-7

DOI
10.37885/978-65-5360-242-7
Publicado em

29/12/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

76

5

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

Sabemos dos desafios encontrados no Brasil para se ofertar Educação Básica. Vale a pena salientar que muitas escolas ainda funcionam de forma precárias, não conseguindo ofertar o básico, que é uma estrutura digna, professores habilitados, capacitados, bem remunerados e um sistema educacional que de forma efetiva transforme a vida do Educando, devolvendo-lhe o direito de sonhar e assim possibilitando-lhe tornar-se protagonista de sua própria história. Movimento este que é construído a partir de reflexões profundas sobre a si mesmos, a sociedade e as estruturas fundantes dela. O Ensino de Filosofia tem o papel fundamental no processo de emancipação intelectual, favorecendo a crítica, a reflexão, o questionamento e até mesmo a dúvida do que é posto e incorporado como “pronto” “acabado” “normal” por nossa sociedade. O Descaso com a disciplina nas Escolas Públicas e no currículo brasileiro, deslumbra um cenário maior, em que construção ideológica e negação da ciência como instrumento de transformação é a todo momento colocada a “prova”, pois bem sabemos que quando o sujeito muda, muda-se também à sua maneira de visualizar a vida e os problemas cotidianos e como consequência da reflexão ele muda a sua atitude/pensamento perante o mundo e as pessoas. A presente obra, tem por finalidade enaltecer os professores de filosofia que ainda resistem a um sistema que desvaloriza o pensar e a criticidade, que a todo custo tenta fazer sumir da grade curricular uma disciplina que fomenta a racionalidade e o protagonismo do sujeito. Você encontrará nesta obra reflexões ímpares e que provocará a sua criticidade. Desejo a você uma excelente leitura e reflexão.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

5 Capítulos

Capítulo 1

A SUBSTANCIALIDADE ÉTICA DA CONSTITUIÇÃO–ESTADO HEGELIANA

Sangalli, Idalgo Jose
Salvadori, Mateus
10.37885/220910221
Capítulo 2

EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA E MORALIDADE EM KANT

Rauber, Jaime José
Poersch, Claiton Derli Seibert
10.37885/220709630
Capítulo 3

NIETZSCHE E A CRÍTICA À FUNDAMENTAÇÃO DE UMA CIÊNCIA DA MORAL

Silva, Josadaque Martins
Ferreira, Cristiane da Silva
Santos, Juliano Batista dos
10.37885/220609198
Capítulo 4

O PODER POLÍTICO DO CONTROLE, NIILISMO E SUICÍDIO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESGOTAMENTO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Mira
Ribeiro
Barbosa
França
10.37885/220709525
Capítulo 5

UM OUTRO HABITAR NO PENSAMENTO AMERÍNDIO: CONVERGÊNCIAS ENTRE HEIDEGGER E KRENAK NA COMPREENSÃO DO HABITAR MODERNO EUROPEU.

Silva, Leonardo
10.37885/221211127