UM OUTRO HABITAR NO PENSAMENTO AMERÍNDIO: CONVERGÊNCIAS ENTRE HEIDEGGER E KRENAK NA COMPREENSÃO DO HABITAR MODERNO EUROPEU.

Code: 221211127
14
0
Título

UM OUTRO HABITAR NO PENSAMENTO AMERÍNDIO: CONVERGÊNCIAS ENTRE HEIDEGGER E KRENAK NA COMPREENSÃO DO HABITAR MODERNO EUROPEU.

Autor(a):
  • Leonardo Silva

    Silva, Leonardo

DOI
10.37885/221211127
Publicado em

29/12/2022

Páginas

64-73

Capítulo

5

Resumo

Nossa forma de nos relacionarmos com a natureza tem provocado a erosão dela, mas, não obstante as pesquisas e diversos avisos chamando para uma mudança radical no nosso modo de vida, tal mudança nunca ocorre. Podemos encontrar na história da filosofia ocidental uma das raízes para essa dificuldade. Nesse contexto, este texto encontra seu impulso inicial no dizer de Aílton Krenak sobre a relação do brasileiro e do branco com o seu território, qual seja: o branco está tradicionalmente como ‘de passagem’ na terra e no seu território; como em um acampamento, pois os colonizadores portugueses, ingleses e espanhóis, vieram expulsos de sua terra original, estavam por aqui num exílio, num lugar que não era sua casa, expatriados. Nossa hipótese de trabalho, desenvolvida no texto, é que o modo da tradição branca se compreender lança luz sobre a preconcepção do mundo no qual o branco habita a terra. Por conseguinte, o modo como outras culturas compreendem o humano pode apontar para um outro modo de se relacionar com a terra, tal como apontamos no último momento deste trabalho.

Palavras-chave

Krenak, Heidegger, Filosofia da natureza.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.