ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA

Code: 241-361
48
160
Título

ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA

ISBN

978-65-5360-074-4

DOI
10.37885/978-65-5360-074-4
Publicado em

01/04/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

91

6

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

Sabemos dos desafios encontrados no Brasil para se ofertar Educação Básica. Vale a pena salientar que muitas escolas ainda funcionam de forma precárias, não conseguindo ofertar o básico, que é uma estrutura digna, professores habilitados, capacitados, bem remunerados e um sistema educacional que de forma efetiva transforme a vida do Educando, devolvendo-lhe o direito de sonhar e assim possibilitando-lhe tornar-se protagonista de sua própria história. Movimento este que é construído a partir de reflexões profundas sobre a si mesmos, a sociedade e as estruturas fundantes dela. O Ensino de Filosofia tem o papel fundamental no processo de emancipação intelectual, favorecendo a crítica, a reflexão, o questionamento e até mesmo a dúvida do que é posto e incorporado como “pronto” “acabado” “normal” por nossa sociedade. O Descaso com a disciplina nas Escolas Públicas e no currículo brasileiro, deslumbra um cenário maior, em que construção ideológica e negação da ciência como instrumento de transformação é a todo momento colocada a “prova”, pois bem sabemos que quando o sujeito muda, muda-se também à sua maneira de visualizar a vida e os problemas cotidianos e como consequência da reflexão ele muda a sua atitude/pensamento perante o mundo e as pessoas. A presente obra, tem por finalidade enaltecer os professores de filosofia que ainda resistem a um sistema que desvaloriza o pensar e a criticidade, que a todo custo tenta fazer sumir da grade curricular uma disciplina que fomenta a racionalidade e o protagonismo do sujeito. Você encontrará nesta obra reflexões ímpares e que provocará a sua criticidade. Desejo a você uma excelente leitura e reflexão.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

6 Capítulos

Capítulo 1

A BNCC E A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA EM FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

COSTA, Izanete de Medeiros
FREIRE, Antonio Júlio Garcia
10.37885/211206912
Capítulo 2

APRENDENDO A FILOSOFAR JUNTO COM SÓCRATES ATRAVÉS DA "ESCADA DO AMOR" DE DIOTIMA

CONTARATO, T. S. R.
10.37885/220308001
Capítulo 3

FILOSOFIA DO DIÁLOGO: APROXIMAÇÕES ENTRE HANNAHARENDT E EMMANUEL LÉVINAS

Pfeffer, Renato Somberg
10.37885/211106768
Capítulo 4

ROLE PLAYING GAME: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

DANTAS, A.M.S.D
10.37885/220207591
Capítulo 5
Capítulo 6

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS DESAFIOS QUE ENFRENTAM AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE MOÇAMBIQUE

Maceia, Felizardo
Diniz, Lúcia
10.37885/220308030