ROLE PLAYING GAME: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Code: 220207591
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Título

ROLE PLAYING GAME: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Andreza Magda da Silva Dantas

    DANTAS, A.M.S.D

DOI
10.37885/220207591
Publicado em

01/04/2022

Páginas

54-67

Capítulo

4

Resumo

O desafio de promover um ensino que permita o aluno a alcançar objetivos de aprendizagem está cada vez mais complexo e vem crescendo nos últimos anos, especialmente quando se refere ao processo de ensino-aprendizagem da Filosofia. Para tanto, se faz necessário pensar sobre a possibilidade do uso de novas práticas metodológicas, capazes de auxiliar a aprendizagem e despertar o interesse dos jovens. Mediante este dilema, começamos a pensar sobre o uso de nova prática metodológica, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas, haja vista, o avanço das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação- NTIC dentro do contexto escolar, bem como, a imersão dos estudantes nos dispositivos digitais. Nesse sentido, surgiu o questionamento: De que maneira o uso do RPG como ferramenta pedagógica auxilia o processo ativo da aprendizagem nas aulas de filosofia? E partindo desta pergunta, o presente artigo procura: a) refletir brevemente sobre a metodologia de ensino da filosofia; b) pensar as novas estratégias para o Ensino de Filosofia; c) discutir o ensino Filosofia por intermédio de jogos digitais; d) apresentar o RPG como ferramenta pedagógica capaz de promover a aprendizagem. Para uma melhor explanação sobre o assunto, a metodologia da pesquisa será de cunho bibliográfico, realizada a partir dos referenciais teóricos que percorrem o campo do Ensino da Filosofia (GALLO; ASPIS, 2009), revisitando os documentos oficiais que regulamentam a presença da disciplina no ensino médio (PCNS, OCNS). Os estudos dos jogos clássicos (HUIZINGA, 2001), jogos digitais- RPG (LIMA, 2012), gamificação e ludicidade (GUIMARÃES, 2019; PAIVA, 2019; SILVIA, 2017), metodologias ativas (FERREIRA, 2019). Com isso, ao final da pesquisa espera-se que a aprendizagem mediada pelos jogos desloque o aluno da posição de mero espectador para o papel de protagonista, desempenhando um papel mais ativo. Portanto, o presente artigo visa contribuir com a inovação do processo de ensino-aprendizagem do ensino de filosofia no ensino médio.

Palavras-chave

Ensino de Filosofia, Aprendizagem, Role Playing Game (RPG).

Autor(a) Correspondente
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