ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA



ENSINO DE FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS, PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES EM PESQUISA
978-65-5360-074-4

2022
91
6
1
1
Flávio Aparecido de Almeida
Flávio Aparecido de Almeida
Sabemos dos desafios encontrados no Brasil para se ofertar Educação Básica. Vale a pena salientar que muitas escolas ainda funcionam de forma precárias, não conseguindo ofertar o básico, que é uma estrutura digna, professores habilitados, capacitados, bem remunerados e um sistema educacional que de forma efetiva transforme a vida do Educando, devolvendo-lhe o direito de sonhar e assim possibilitando-lhe tornar-se protagonista de sua própria história. Movimento este que é construído a partir de reflexões profundas sobre a si mesmos, a sociedade e as estruturas fundantes dela. O Ensino de Filosofia tem o papel fundamental no processo de emancipação intelectual, favorecendo a crítica, a reflexão, o questionamento e até mesmo a dúvida do que é posto e incorporado como “pronto” “acabado” “normal” por nossa sociedade. O Descaso com a disciplina nas Escolas Públicas e no currículo brasileiro, deslumbra um cenário maior, em que construção ideológica e negação da ciência como instrumento de transformação é a todo momento colocada a “prova”, pois bem sabemos que quando o sujeito muda, muda-se também à sua maneira de visualizar a vida e os problemas cotidianos e como consequência da reflexão ele muda a sua atitude/pensamento perante o mundo e as pessoas. A presente obra, tem por finalidade enaltecer os professores de filosofia que ainda resistem a um sistema que desvaloriza o pensar e a criticidade, que a todo custo tenta fazer sumir da grade curricular uma disciplina que fomenta a racionalidade e o protagonismo do sujeito. Você encontrará nesta obra reflexões ímpares e que provocará a sua criticidade. Desejo a você uma excelente leitura e reflexão.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.