ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Code: 478-713
56
251
Título

ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES

ISBN

978-65-5360-465-0

DOI
10.37885/978-65-5360-465-0
Publicado em

30/10/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

172

8

1

1

Organizadores:
  • Andreza Magda Dantas

    Dantas, Andreza Magda

  • Antunes Ferreira da Silva

    Silva, Antunes Ferreira da

  • Mariana Soares de Farias

    Farias, Mariana Soares de

  • Kadygyda Lamara de França Leite

    Leite, Kadygyda Lamara de França

Apresentação

Este livro intitulado “Ensino de Filosofia: conceitos, trajetórias, caminhos e possibilidades” surge de um processo colaborativo entre pesquisadores(as) (professores(as) e estudantes) que qualificaram suas pesquisas e suas discussões neste espaço formativo da Filosofia transformada em disciplina na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Várias foram as dificuldades pelas quais o ensino de Filosofia passou nesta etapa da educação brasileira, desde suas idas e vindas enquanto elemento obrigatório nos currículos a diversas outras adversidades, sejam conceituais, metodológicas e/ou curriculares. Tais idas e vindas da disciplina de Filosofia no currículo da Educação Básica e sua consequente transformação, ora em aliada do pensamento crítico, ora inimiga de uma certa noção deturpada de patriotismo, tem ainda hoje causado várias discussões acerca da falta de uma organização curricular homogênea entre os variados sistemas de ensino, e, talvez, tal lacuna seja um dos grandes desafios enfrentados pelos(as) professores(as), gerando genuínas angústias acerca da sua prática profissional impulsionando-os(as) na busca de estratégias de ensino de Filosofia capazes de auxiliar a aprendizagem e despertar o interesse dos seus(as) alunos(as). Diante deste cenário, é imperativo refletir sobre a possibilidade do uso de novas práticas metodológicas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem da Filosofia e consequente formação dos sujeitos envolvidos. Tendo em vista estas questões, o sentido principal deste livro é discutir o ensino de Filosofia na Educação Básica por meio dos conceitos, trajetórias, caminhos e possibilidades, oportunizando uma experiência de leitura filosófica aos diversos(as) pesquisadores(as) da área e professores(as) de Filosofia, principalmente da Educação Básica ou que pesquisem sobre ela. Portanto, esta obra que o leitor tem em mãos é fruto tanto de pesquisas realizadas na área, bem como de experiências vividas em espaços reais, que podem contribuir com a prática docente do(a) professor(a) de Filosofia. Agradecemos aos autores(as) pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento dessa obra, nos enviando seus textos para avaliação. Ademais, esperamos que este livro sirva de instrumento didático-pedagógico especialmente para professores(as) de Filosofia dos diversos níveis de ensino, mas, sobretudo da Educação Básica, em seus trabalhos e demais interessados pela temática. A todos(as) desejamos uma excelente leitura e uma consequente aplicação, quando possível, em seus cotidianos profissionais.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

8 Capítulos

Capítulo 1

A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO ESPIRITUAL EM PIERRE HADOT: REPENSANDO O ENSINO FILOSÓFICO COM VISTAS À AUTONOMIA E À EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO.

Neto, Francisco Nobre De Almeida
Cirino, Maria Reilta Dantas
10.37885/230914271
Capítulo 2

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E AS INTERFACES EM MEAD, DEWEY E ANÍSIO TEIXEIRA

MEDEIROS, DÉBORA ARAÚJO
MEDEIROS, SHIRLENE SANTOS MAFRA
10.37885/230914304
Capítulo 3

O CAFÉ FILOSÓFICO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA PARA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Silva, Antunes Ferreira Da
Dantas, Andreza Magda da Silva
Farias, Mariana Soares de
Leite, Kadygyda Lamara de França
10.37885/230814151
Capítulo 4

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Silva, Antunes Ferreira Da
Freire, Artur Almeida de Araújo
Alencar, Aysla Maria
Cavalcante, Dayene Aparecida Costa
Sousa, Edlany Tavares
Gomes, Gabriella Braga
Gonçalves, Khadija Maciel
Farias, Maria dos Santos
10.37885/230814111
Capítulo 5

MATTHEW LIPMAN E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

MACEDO, Paulo Henrique Vieira de
SILVA, Maria Beatriz Pereira da Silva
RODRIGUES, Ana Claudia
VARÃO, Ana Claudia Almeida
ROCHA, Luiz Paulo Brito
SILVA, Kedman Jesus
SILVA, Antonio Jakson
SILVA, Janny Gomes Quixaba
PAULO, Marlene Cardoso da Silva
10.37885/230914230
Capítulo 6

O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PERDA DO CARÁTER QUESTIONADOR DE SEU PÚBLICO

Pontes, Márcio André Evangelista
10.37885/230813940
Capítulo 7

A INFLUÊNCIA DAS MEMÓRIAS EPISTEMOLÓGICAS-FILOSÓFICAS NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E INTERACIONISMO SIMBÓLICO.

Macedo, Antonio Adailton
10.37885/230914236
Capítulo 8

A QUESTÃO DA FILOSOFIA E DO ENSINO DE FILOSOFIA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE GILLES DELEUZE, FÉLIX GUATTARI E ALEJANDRO CERLETTI.

Santos, Paulo Cézar Epaminondas dos
Oliveira, Arthur Diego de Sousa
Rodrigues, Cícero Maxciel Elias
10.37885/230513087