ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
978-65-5360-465-0
30/10/2023
172
8
1
1
Andreza Magda Dantas
Dantas, Andreza Magda
Antunes Ferreira da Silva
Silva, Antunes Ferreira da
Mariana Soares de Farias
Farias, Mariana Soares de
Kadygyda Lamara de França Leite
Leite, Kadygyda Lamara de França
Este livro intitulado “Ensino de Filosofia: conceitos, trajetórias, caminhos e possibilidades” surge de um processo colaborativo entre pesquisadores(as) (professores(as) e estudantes) que qualificaram suas pesquisas e suas discussões neste espaço formativo da Filosofia transformada em disciplina na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Várias foram as dificuldades pelas quais o ensino de Filosofia passou nesta etapa da educação brasileira, desde suas idas e vindas enquanto elemento obrigatório nos currículos a diversas outras adversidades, sejam conceituais, metodológicas e/ou curriculares. Tais idas e vindas da disciplina de Filosofia no currículo da Educação Básica e sua consequente transformação, ora em aliada do pensamento crítico, ora inimiga de uma certa noção deturpada de patriotismo, tem ainda hoje causado várias discussões acerca da falta de uma organização curricular homogênea entre os variados sistemas de ensino, e, talvez, tal lacuna seja um dos grandes desafios enfrentados pelos(as) professores(as), gerando genuínas angústias acerca da sua prática profissional impulsionando-os(as) na busca de estratégias de ensino de Filosofia capazes de auxiliar a aprendizagem e despertar o interesse dos seus(as) alunos(as). Diante deste cenário, é imperativo refletir sobre a possibilidade do uso de novas práticas metodológicas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem da Filosofia e consequente formação dos sujeitos envolvidos. Tendo em vista estas questões, o sentido principal deste livro é discutir o ensino de Filosofia na Educação Básica por meio dos conceitos, trajetórias, caminhos e possibilidades, oportunizando uma experiência de leitura filosófica aos diversos(as) pesquisadores(as) da área e professores(as) de Filosofia, principalmente da Educação Básica ou que pesquisem sobre ela. Portanto, esta obra que o leitor tem em mãos é fruto tanto de pesquisas realizadas na área, bem como de experiências vividas em espaços reais, que podem contribuir com a prática docente do(a) professor(a) de Filosofia. Agradecemos aos autores(as) pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento dessa obra, nos enviando seus textos para avaliação. Ademais, esperamos que este livro sirva de instrumento didático-pedagógico especialmente para professores(as) de Filosofia dos diversos níveis de ensino, mas, sobretudo da Educação Básica, em seus trabalhos e demais interessados pela temática. A todos(as) desejamos uma excelente leitura e uma consequente aplicação, quando possível, em seus cotidianos profissionais.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.