EDUCAÇÃO, GÊNERO E CIDADANIA: POR UMA RELAÇÃO DE IGUALDADE

Code: 393-594
39
126
Título

EDUCAÇÃO, GÊNERO E CIDADANIA: POR UMA RELAÇÃO DE IGUALDADE

ISBN

978-65-5360-356-1

DOI
10.37885/978-65-5360-356-1
Publicado em

30/06/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

142

7

1

1

Organizadores:
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

  • Walmir Fernandes Pereira

    Walmir Fernandes Pereira

  • Fernando da Silva Cardoso

    Cardoso, Fernando da Silva

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

7 Capítulos

Capítulo 1

A CONDIÇÃO DE AGENTE ATIVO DA MULHER, COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO SOB A PERSPECTIVA DE AMARTYA SEN

Pontes, Vanessa de Carvalho Rodrigues
Santana, Karine Nogueira de
10.37885/230512923
Capítulo 2

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA

Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Moura, Paula Fernanda Lima
10.37885/230613249
Capítulo 3

DIFERENCIADAS NOS MODELOS DE LIDERAR: NARRATIVAS DE VIDA DE MULHERES E SEUS MODELOS DE GESTÃO E LIDERANÇA

Sampaio, Raimundo Nonato Carneiro
Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
Calou, Antonio Leonardo Figueiredo
10.37885/230513205
Capítulo 4

HOMOFOBIA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ - AL

Siqueira, Kleber Saldanha de
10.37885/230312357
Capítulo 5

IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRECTRIZES DO PROCESSO DE BOLONHA NUMA UNIVERSIDADE X NA CIDADE DE NAMPULA

Zinocacassa, Graça João Francisco Paulo Mucuna
Nhamposse, Alice
Nascimento, Sílvia
Tocoloa, Alexandre Edgar Lourenço
10.37885/230613458
Capítulo 6

O USO DE JOGOS MANUAIS NO ENSINO DA QUÍMICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

VIEIRA, Naldo Gomes
ROCHA, Ricael Spirandeli
10.37885/230513177
Capítulo 7

PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA RAPARIGA: CASO DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DE MUTHITA

Amade, Margarida
Tocoloa, Gaspar Lourenço
Tocoloa, Alexandre Edgar Lourenço
10.37885/230412755