AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

Code: 470-780
78
193
Título

AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

ISBN

978-65-5360-541-1

DOI
10.37885/978-65-5360-541-1
Publicado em

01/03/2024

Páginas Capítulos Volume Edição

122

6

2

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Sabemos que ainda para muitos profissionais é um desafio trabalhar com crianças/ pessoas com autismo, porém também é sabido que muito já se tem se construído acerca dos processos de diagnóstico e intervenções no que tange o espectro. Cada pessoa é única, e no caso da pessoa com autismo, esta premissa é sempre muito bem-vinda, pois revela que não existe um método ou uma receita de bola para intervir nestes casos. A escola e os profissionais de saúde a cada dia recebem mais crianças diagnosticados com autismo, e cabe a nós ofertar um tratamento e intervenções pedagógicas adequadas para cada criança/ aluno. Infelizmente percebe-se ainda nas instituições de ensino equipe pedagógica e corpo docente despreparado para a realidade de inclusão, que vai além de ofertar a vaga, mas sim a construção de um plano pedagógico que atenda verdadeiramente a criança/pessoa com autismo em suas necessitadas e potencialidades. Vivemos em um mundo excludente e preconceituoso, e para além disso, temos uma escola que ainda é arcaica e pouco dá espaço para novos fazeres e didáticas. A ausência de projetos de intervenções nas escolas para este público ainda alimenta a discriminação, o preconceito e a negação de uma escola para todos. Infelizmente muitos gestores confundem encaminhamentos para demais serviços com intervenção pedagógica, ou afirmam que a mesma deve ser de exclusividade apenas do professor. Uma escola inclusiva é aquela em que todos estão envolvidos no processo e que com compromisso e responsabilidade social, buscam constantemente novas formas e pedagogias para melhor atender o educando. Ainda sonhamos com um mundo inclusivo e com oportunidades para todos. Agradecemos aos pesquisadores que fizeram com que esta obra fosse finalizada, na tentativa de apontar caminhos para a inclusão. Flávio Aparecido de Almeida

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

6 Capítulos

Capítulo 1

ACESSIBILIDADE AFETIVA POR E PARA AUTISTAS ATIVISMO NA PANDEMIA DA COVID-19: ATIVISMO NA PANDEMIA DA COVID-19

Mendonça, S.
Pessoa, S.C.
10.37885/240115421
Capítulo 2

INCLUSÃO DOS ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Oliveira, Josiana Marins Ramos de
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Souza, Júlio César de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230814125
Capítulo 3

O IMPACTO DA PANDEMIA NO AUMENTO DO TEMPO DE TELA POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Calais, Fernanda Christie Cardoso de
Santos, Isadora Barros dos
Aguiar, Karolynne Da Silva
Navarro, Cintia Borges
Villar, Michelle Procópio de Oliveira
Kuchar, Jéssica
10.37885/240115633
Capítulo 4

PAINEL DE ROTINA DIGITAL: FERRAMENTA PARA VIABILIZAR AS TAREFAS DIÁRIAS DOS ALUNOS AUTISTAS DA APAE

Costa, Silvia Maria Farani
Pedrotti, Breno Izeppi
Souza, Igor Alves de
Lopes, Joselma Rocha
Melo, Luciana Silva Albuquerque de
Crema, Matheus dos Santos
França Filho, Pedro Luís de
Santos, Rafael Toledo Rodrigues dos
Souza, Rodrigo de
10.37885/231215399
Capítulo 5

QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES PRIMÁRIOS DE AUTISTAS ADULTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Zapata, Paula Daniela
Rodrigues, Avelino
10.37885/231115030
Capítulo 6

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCES EM NEUROPEDIATRIA

LIMA, Luan Matheus Siqueira
MIOTTI, Luiza Vedana
SARRAF, Amanda Foltran
LOUZA, Kamylla Carvalho
PERETTI, Tauany
DOBROTINIC, Carolina Ramos
GUZZO, Isadora
BERTELLI, Carla Geovana Surdi
BISOGNIN, Edith Coradi
BAVARESCO, Ana Beatriz
10.37885/240115623