AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL - VOLUME 3

Code: 470-1039
Downloads
21
Views
353
Compartilhe
Título

AUTISMO: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL - VOLUME 3

ISBN

978-65-5360-729-3

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-729-3
    Publicado em

    30/08/2024

    Páginas Capítulos Volume Edição

    84

    5

    3

    1

    Organizador(a):
    • Flávio Aparecido de Almeida

      Almeida, Flávio Aparecido de

    Apresentação

    Sabemos que ainda para muitos profissionais é um desafio trabalhar com crianças/ pessoas com autismo, porém também é sabido que muito já se tem se construído acerca dos processos de diagnóstico e intervenções no que tange o espectro. Cada pessoa é única, e no caso da pessoa com autismo, esta premissa é sempre muito bem-vinda, pois revela que não existe um método ou uma receita de bola para intervir nestes casos. A escola e os profissionais de saúde a cada dia recebem mais crianças diagnosticados com autismo, e cabe a nós ofertar um tratamento e intervenções pedagógicas adequadas para cada criança/ aluno. Infelizmente percebe-se ainda nas instituições de ensino equipe pedagógica e corpo docente despreparado para a realidade de inclusão, que vai além de ofertar a vaga, mas sim a construção de um plano pedagógico que atenda verdadeiramente a criança/pessoa com autismo em suas necessitadas e potencialidades. Vivemos em um mundo excludente e preconceituoso, e para além disso, temos uma escola que ainda é arcaica e pouco dá espaço para novos fazeres e didáticas. A ausência de projetos de intervenções nas escolas para este público ainda alimenta a discriminação, o preconceito e a negação de uma escola para todos. Infelizmente muitos gestores confundem encaminhamentos para demais serviços com intervenção pedagógica, ou afirmam que a mesma deve ser de exclusividade apenas do professor. Uma escola inclusiva é aquela em que todos estão envolvidos no processo e que com compromisso e responsabilidade social, buscam constantemente novas formas e pedagogias para melhor atender o educando. Ainda sonhamos com um mundo inclusivo e com oportunidades para todos. Agradecemos aos pesquisadores que fizeram com que esta obra fosse finalizada, na tentativa de apontar caminhos para a inclusão. Flávio Aparecido de Almeida

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    5 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 3

    RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR “ALÉM DO ESPECTRO CONSTRUINDO PONTES PARA A INCLUSÃO”: INCLUSÃO DE AUTISTAS; TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; PROJETOS SOCIAIS; BEM-ESTAR DE PESSOAS COM TEA.

    Ana Luiza De Souza Seixas, Francine Santiago Dos Anjos Brito, Frederico Marques Andrade, Giulia Souza Dias, Laís Vasconcelos Oliveira, Maria Eduarda Borges Rodrigues, Melissa Rodrigues Ramos Rocha, Vitor Targino Amaral Soares, Yasmim Bastos Murta Flores
  • DOI
  • Capítulo 4
    Capítulo 5

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar