TELAS NA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM



TELAS NA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Juliana Elias Sabag
Alba Regina Azevedo Arana

09/08/2025
217-237
13
Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as consequências do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil, com ênfase na aprendizagem, cognição e aspectos socioemocionais. Métodos: Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as diretrizes PRISMA, baseada em 24 artigos selecionados a partir das bases de dados Periódicos CAPES, SciELO e ERIC, publicados entre 2021 e 2025, em português e inglês. Foram excluídos estudos sobre a pandemia, com foco em crianças com deficiência e artigos não encontrados ou com metodologia pouco detalhada. Resultados: Os resultados demonstram que o uso de dispositivos eletrônicos na infância além do recomendado para cada faixa etária ocasiona em diversos efeitos negativos. As principais consequências apresentadas pelos estudos analisados são transtornos do comportamento, comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor, isolamento social, problemas de saúde físicos e mentais, atraso na linguagem e dependência digital, entre outros. Entretanto, os estudos também apontam benefícios a depender da mediação dos responsáveis. Conclusão: Conclui-se que o tempo de tela exacerbado acarreta diversos impactos negativos no desenvolvimento infantil, sobretudo quando não há mediação adequada dos responsáveis.
Ler mais...uso excessivo de telas; desenvolvimento cognitivo; aprendizagem infantil; tecnologia na educação; psicologia do desenvolvimento
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.