IDEIAS E PARADIGMAS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA FRENTE À REALIDADE RURAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE INSTITUCIONALISTA DISCURSIVA

Code: 241118200
Downloads
4
Views
39
Compartilhe
Título

IDEIAS E PARADIGMAS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA FRENTE À REALIDADE RURAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE INSTITUCIONALISTA DISCURSIVA

Autores:
  • Minéia Patrícia Góes Arruda

  • Helder Ribeiro Freitas

  • Danilo Moreira dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/241118200
    Publicado em

    30/04/2025

    Páginas

    12-35

    Capítulo

    1

    Resumo

    Este trabalho visa compreender os discursos institucionais adotados pelos atores políticos e tomadores de decisões em relação ao Programa Garantia Safra (PGS), examinando as ideias, interesses e paradigmas de política pública que moldam essa iniciativa governamental. O Programa é destinado às famílias agricultoras de baixa renda residentes em municípios brasileiros, majoritariamente do Nordeste Semiárido, com perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. O método de pesquisa envolveu a codificação e categorização dos textos contidos em documentos institucionais e normativos de acesso público do Programa Garantia Safra, tais como atas das reuniões do Comitê Gestor do Garantia Safra, do período 2002-2016, leis, decretos, resoluções e portarias, possibilitando a compreensão das escolhas normativas e conceituais que refletem os interesses e intenções do Estado. Com base nos dados analisados, as contradições normativas e operacionais em comparação com os conceitos e ideias do discurso não representaram divergências de interesses no âmbito do Programa Garantia Safra. Pelo contrário, os interesses políticos convergentes fortaleceram a responsabilidade do Programa de evitar que a população rural de municípios pequenos, com base econômica agrícola, caísse na extrema pobreza e em situações decorrentes, como a migração, frente aos fenômenos da seca e estiagem. Apesar da verificada necessidade de maior articulação do Programa com outras ações correlatas, este e as políticas públicas de transferência direta de renda foram essenciais para evitar a pobreza rural e contribuíram para a resiliência dos agroecossistemas e dos agricultores familiares em geral na região do Nordeste Semiárido, fatores estes que colaboram, por exemplo, para o apoio à autonomia e permanência no campo.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    políticas públicas; pobreza rural no nordeste; autonomia e desenvolvimento rural; apoio à agricultura familiar; análise do discurso institucional.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX