DESLOCAMENTOS INDÍGENAS: O CASO DOS WARAO EM PARAUAPEBAS/PA

Code: 241118202
Downloads
4
Views
55
Compartilhe
Título

DESLOCAMENTOS INDÍGENAS: O CASO DOS WARAO EM PARAUAPEBAS/PA

Autor(a):
  • Ramon Jose Pinheiro Souza

DOI
  • DOI
  • 10.37885/241118202
    Publicado em

    30/04/2025

    Páginas

    79-100

    Capítulo

    4

    Resumo

    Este trabalho aborda a migração de indígenas Warao de regiões urbanas e rurais da Venezuela para o Brasil, focando na situação destes na região de Parauapebas, Pará. A migração observada ocorre devido à crise na Venezuela, seguindo rotas complexas de transporte, culminando na reterritorialização no território brasileiro. A adaptação no Brasil envolve desafios legais e econômicos, apesar do apoio governamental. A pesquisa usou a abordagem quali-quantitativa para entender os deslocamentos complexos, considerando fluxos e trajetos percorridos, fatores históricos e atores institucionais. Para isso, utilizou-se de dados da vigilância socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), na qual atua o primeiro autor enquanto técnico da área de Sociologia/Ciências Sociais. Diante da crise migratória latino-americana, a análise do caso dos Warao é crucial para compreender as questões sociais e políticas relacionadas a esse contexto migratório e seu fluxo para este país. Como apontado pela pesquisa, redes de parentesco são cruciais na escolha de locais durante a jornada. No Brasil, eles enfrentam barreiras culturais, linguísticas e recorrem a trabalhos informais no contexto urbano, sempre procurado em detrimento do rural. A presença dos Warao gera desafios para autoridades locais em atender suas necessidades específicas. O artigo se estrutura em analisar migrações teoricamente e em explorar resultados da execução de políticas públicas de abrigamento de migrantes indígenas em Parauapebas, revelando as complexidades da adaptação e integração dos Warao no Brasil.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    povo Warao; migração indígena; movimentação de povos tradicionais; fluxos migratórios internacionais; Política de Acolhimento no SUAS.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX