DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS OU COM PESO EXTREMAMENTE BAIXO AO NASCER
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PREMATURAS OU COM PESO EXTREMAMENTE BAIXO AO NASCER
Fernanda Nemoto Lima Venancio
Lucieny Almohalha
29/02/2024
138-160
8
Objetivo: Analisar, segundo a visão do cuidador, o desenvolvimento psicomotor de crianças prematuras extremas ou com peso extremamente baixo ao nascer, bem como identificar possíveis impactos da prematuridade no desenvolvimento psicomotor de crianças prematuras extremas ou com peso extremamente baixo ao nascer com idade cronológicas de zero a 36 meses. Métodos: Foi realizada uma pesquisa exploratória, transversal e descritiva com 15 mães de crianças de prematuridade extrema. As coletas ocorreram via aplicação do Ages and Stages Questionnaires 3 e da Ficha de Caracterização e Triagem. Os dados foram tratados por análise estatística descritiva simples com frequências absoluta e relativa. Resultados: Verificou-se que no domínio motor grosso as crianças, exceto uma, apresentaram atrasos moderados ou significativo; no motor fino, em ambos os instrumentos, as crianças, exceto quatro apresentaram déficits significativos. Nas habilidades cognitivas, 13 bebês apresentaram atrasos enquanto na comunicação e linguagem foram 10 com déficits. Relacionado às habilidades pessoal e social foram 14 crianças com atrasos moderados ou significativos. Conclusão: O presente estudo revela que a despeito da viabilidade e sobrevida de crianças nascidas pré-termo extremo foram identificados déficits no desenvolvimento, o que configura que a prematuridade extrema impacta no neurodesenvolvimento infantil, principalmente no motor grosso, pessoal/social e cognitivo.
Ler mais...Desenvolvimento infantil, Prematuridade extrema, Ages and Stages Questionnaires, Terapia ocupacional, Intervenção precoce.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.