A REPRESENTAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELOS MEIOS AUDIOVISUAIS E PLATAFORMAS DE STREAMING



A REPRESENTAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PELOS MEIOS AUDIOVISUAIS E PLATAFORMAS DE STREAMING
Gabriely Riback Robin
Lucieny Almohalha

01/05/2022
28-43
2
Objetivo: Investigar como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é difundido pelas plataformas de streaming e como podem contribuir para a construção do imaginário social relacionado ao transtorno. Métodos: Foram realizadas buscas por sinopses de produções audiovisuais no Google e posteriormente nas seguintes plataformas de streaming: Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO max, Netflix, Star+ e Telecine Play. Foram incluídas produções referentes ao período de 1969 a 2022. Para o desenvolvimento da busca foram realizadas as seguintes etapas metodológicas: 1) Rastreamento de produções audiovisuais em plataformas virtuais que abordavam a temática do TEA; 2) Busca, no Google, de informações relevantes da produção como: ano de lançamento, gêneros das produções e suas sinopses; e 3) Disponibilidade das produções em plataformas de streaming. Resultados: Foram encontrados um total de 85 produções, sendo 73 delas condizentes com a temática da pesquisa. Dentre elas, 55 eram filmes e 18 séries. No entanto, especificamente disponibilizadas nas plataformas streaming, foram encontrados um total de 23 produções, sendo 12 filmes e 11 séries, as quais foram a base de estudo desse manuscrito. Conclusão: As produções selecionados nas plataformas de streaming trouxeram narrativas e exemplificações de muitos comportamentos e características de pessoas com TEA. Isso gerou reflexões sobre como essas produções poderiam representar, sem estigma e discriminação a temática dos comportamentos no TEA. Vale ressaltar a importância que essas produções têm e a necessidade do cuidado em gerar e reproduzir estereótipos que poderiam estar embutidos na sociedade e cultura. Esses são recursos audiovisuais popularmente comuns na cultura brasileira, de fácil acesso a grande maioria da população e um meio poderoso de transmissão de conhecimentos. Mesmo que utilizando critérios de inclusão, faz se necessário uma análise crítica e individualizada de cada produção, considerando a repercussão e a construção do imaginário social que essas produções podem trazer.
Ler mais...Recurso Audiovisual, Cinema, Produções Cinematográficas, Realidade, Transtorno do Espectro Autista, Imaginário Social
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.