USO DO EXTRATO DE ARRABIDEA CHICA COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO DO PEIXE AMAZÔNICO HYPHESSOBRYCON EQUES (STEINDACHNER, 1882)

Code: 230111635
7
0
Título

USO DO EXTRATO DE ARRABIDEA CHICA COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO DO PEIXE AMAZÔNICO HYPHESSOBRYCON EQUES (STEINDACHNER, 1882)

Autores(as):
  • Danilo Vitor Vilhena Batista

    Batista, D,V, V.

  • Ainoã Stephanny Almeida Pinheiro

    Pinheiro, A. S. A.

  • Daiana Silva Dos Santos

    Santos

  • Edileno Tiago De Sousa Nascimento

    Nascimento, E. T. S.

  • Fernando Araújo Abrunhosa

    Abrunhosa, F. A.

  • Jucimauro De Araújo Pereira-junior

    Pereira-Junior, J. A.

  • Ítalo Antônio De Freitas Lutz

    Lutz, I. A. F.

  • Natalino Da Costa Sousa

    Sousa, N. C.

  • Márcia Valéria Silva Do Couto

    Couto, M. V. S.

  • Carlos Alberto Martins Cordeiro

    Cordeiro, C. A. M.

DOI
10.37885/230111635
Publicado em

30/04/2023

Páginas

109-117

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de dietas suplementadas com o extrato aquoso de Arrabidea Chica no crescimento do peixe ornamental Hyphessobrycon eques. Métodos: Foram utilizados 125 peixes da espécie H. eques adquiridos através de captura no meio natural. O experimento teve duração de 30 dias, com quatro tratamentos e um controle: dieta controle (C) com apenas ração comercial, dieta com 0.05 mL (T1), 0.075 mL (T2), 0.1 mL (T3) e 0.125 mL (T4) de A. chica adicionadas à ração comercial. Resultados: Os resultados mostraram que o tratamento T2 teve um melhor resultado em ganho de comprimento (5,96±1,60mm) e Taxa de comprimento especifico para comprimento (1,56±0,36%). Já o T3 teve melhores resultados em ganho de biomassa (2,16±0,20g), ganho de peso (0,15±0.03g) e Taxa de crescimento especifico para peso (0,63±0.12%). O tratamento com 0.075 mL (T2) de A. chica promove melhor ganho de crescimento em H. Eques, e a utilização de A. chica beneficiou a sobrevivência em todos os tratamentos, em relação ao controle. Conclusão: O extrato contendo a concentração de 0.075 mL da A. chica (T2), promoveu um melhor ganho de crescimento para a espécie Amazônica H. Eques, além da A. chica ter beneficiado a sobrevivência em todos os tratamentos em relação ao tratamento controle.

Palavras-chave

Ornamental, Aquicultura, Amazônia, Fitoterápico, Suplementação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.