UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Code: 220910291
14
0
Título

UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores(as):
  • Danne Vieira Silva

    SILVA, DANNE

  • Fernando Leitão Rocha Junior

    ROCHA JUNIOR, FERNANDO

DOI
10.37885/220910291
Publicado em

31/10/2022

Páginas

258-275

Capítulo

16

Resumo

Objetivo: O presente capítulo tem por objetivo apontar a origem histórica do marketing no processo de circulação de mercadorias, discordando da visão proposta de que técnicas elaboradas marketing são tão antigas quanto o comércio. Métodos: Buscaremos através de pesquisa bibliográfica, partindo metodologicamente da investigação social da Crítica da Economia Política com a hipótese de que o marketing é uma ferramenta funcional à acumulação capitalista. Resultados: Observamos ser um contrassenso considerar as origens do marketing como anteriores ao próprio modo de produção capitalista como defendem os principais pensadores da teoria. Conclusão: Entendemos que o marketing surge como uma necessidade da dinâmica estrutural da acumulação capitalista, antes disso, é impossível falar em práticas elaboradas de consumo dirigido.

Palavras-chave

Capitalismo, Marketing, Crítica da Economia Política.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.