UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202210/1667132855_4ef6bdd3-8e2d-4a03-b194-262b042db996.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Danne Vieira Silva
Fernando Leitão Rocha Junior
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
31/10/2022
258-275
16
Objetivo: O presente capítulo tem por objetivo apontar a origem histórica do marketing no processo de circulação de mercadorias, discordando da visão proposta de que técnicas elaboradas marketing são tão antigas quanto o comércio. Métodos: Buscaremos através de pesquisa bibliográfica, partindo metodologicamente da investigação social da Crítica da Economia Política com a hipótese de que o marketing é uma ferramenta funcional à acumulação capitalista. Resultados: Observamos ser um contrassenso considerar as origens do marketing como anteriores ao próprio modo de produção capitalista como defendem os principais pensadores da teoria. Conclusão: Entendemos que o marketing surge como uma necessidade da dinâmica estrutural da acumulação capitalista, antes disso, é impossível falar em práticas elaboradas de consumo dirigido.
Ler mais...Capitalismo, Marketing, Crítica da Economia Política.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.