UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Code: 220910291
Downloads
19
Views
248
Compartilhe
Título

UMA ANÁLISE DAS ORIGENS DO MARKETING A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores:
  • Danne Vieira Silva

  • Fernando Leitão Rocha Junior

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910291
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    258-275

    Capítulo

    16

    Resumo

    Objetivo: O presente capítulo tem por objetivo apontar a origem histórica do marketing no processo de circulação de mercadorias, discordando da visão proposta de que técnicas elaboradas marketing são tão antigas quanto o comércio. Métodos: Buscaremos através de pesquisa bibliográfica, partindo metodologicamente da investigação social da Crítica da Economia Política com a hipótese de que o marketing é uma ferramenta funcional à acumulação capitalista. Resultados: Observamos ser um contrassenso considerar as origens do marketing como anteriores ao próprio modo de produção capitalista como defendem os principais pensadores da teoria. Conclusão: Entendemos que o marketing surge como uma necessidade da dinâmica estrutural da acumulação capitalista, antes disso, é impossível falar em práticas elaboradas de consumo dirigido.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Capitalismo, Marketing, Crítica da Economia Política.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.