TEMAS GERADORES COMO METODOLOGIA DE ENSINO E PROPOSTA ORGANIZACIONAL DO CURRÍCULO

Code: 230914378
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Título

TEMAS GERADORES COMO METODOLOGIA DE ENSINO E PROPOSTA ORGANIZACIONAL DO CURRÍCULO

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

    SOUZA, F. L.

  • Ilma Ferreira Machado

    MACHADO, I. M.

  • Odimar João Peripolli

    PERIPOLLI, O. J.

DOI
10.37885/230914378
Publicado em

15/11/2023

Páginas

150-165

Capítulo

10

Resumo

Este trabalho disserta sobre os temas geradores como metodologia de ensino e forma organizacional do currículo na escola. Neste diálogo sobre as duas dimensões, nas quais se podem configurar os temas geradores no âmbito escolar, aborda-se a conexão destas com a avaliação processual pautada na concepção de educação emancipadora. Essa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, foi realizada ao decorrer da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico em Contextos Escolares e Não escolares, no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, em 2017. Os autores que forneceram os pressupostos teórico-metodológicos para este estudo foram: Fernandes, Freitas, Sacristán, Cury e Freire, com destaque para este último. Temas geradores foi um método criado por Freire, para alfabetizar trabalhadores adultos, que precisavam mais do que aprender a ler e a escrever, saber como usar essas duas ferramentas para se constituírem como sujeitos da sua história, com autonomia, criticidade, com capacidade de exercitar a sua politicidade e práxis transformadora. Porém, o uso do método Freiriano não se restringe a uma única faixa etária, pois a sua teoria abrange uma concepção de educação, formação humana, cultural, política, ideológica, ética, de classe entre outras, que se aplica a diversos contextos educacionais.

Palavras-chave

Avaliação. Temas geradores. Currículo.

Autor(a) Correspondente
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