TECNOLOGIAS, DESAFIOS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA

Code: 231215325
5
0
Título

TECNOLOGIAS, DESAFIOS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA

Autores(as):
  • Lariuchi Fernandes Ribeiro

    Ribeiro, L. F.

  • Mayker Lazaro Dantas Miranda

    Miranda, M. L. D.

DOI
10.37885/231215325
Publicado em

01/03/2024

Páginas

125-135

Capítulo

8

Resumo

A tecnologia favorece no processo de ensino-aprendizagem e tornou-se item fundamental em escolas e universidades brasileiras. A tecnologia em sala de aula, quando utilizada como aliada para a produção de novos conhecimentos, consequentemente o ensino fica mais atrativo, interativo e potencializa o modo como os alunos aprendem e os professores ensinam. Dentre vários benefícios, principalmente, o uso da tecnologia promove nas escolas o acesso à informação. Através do uso da internet, em sala ou em qualquer outro lugar, os alunos podem acessar uma grande quantidade de informações em questão de segundos, além disso, o uso facilitado dessa ferramenta também é preocupação de vários professores. Cada vez mais os docentes utilizam em suas aulas vídeos, jogos, plataformas educacionais, softwares e outras ferramentas digitais, atraindo com sucesso, na maioria das vezes, a atenção dos alunos. Outra experiência satisfatória é que a tecnologia possibilita personalizar a experiência de aprendizado dos alunos. Com ela, os professores podem usar dados para avaliar o progresso dos alunos e criar planos de ensino individualizados para atender a diferentes perfis de estudantes. A didática também é aperfeiçoada através do uso de tecnologias, como diferentes plataformas digitais, robótica educacional (viamaker), games em inglês, softwares de matemática e outras disciplinas, realidade virtual e realidade aumentada. Fica claro que trabalhar com tecnologia na educação é para o agora, por este motivo várias instituições de ensino estão implementando tecnologias para dialogarem com o cenário educacional atual. Partindo das possibilidades encontradas no meio tecnológico, este capítulo objetivou relatar o potencial das ferramentas disponíveis gratuitamente na internet e suas contribuições para a educação brasileira. Essa reflexão metodológica, fundamentada em publicações científicas, mostrou a obrigatoriedade dos espaços educacionais em acompanhar os avanços tecnológicos e o quanto isso reflete no desafio de uma nova reestruturação do trabalho docente.

Palavras-chave

Tecnologias educacionais. Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem. Tecnologias, linguagens e mídias em Educação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.