(RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210805682
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Título

(RE)SIGNIFICANDO O CONTEÚDO DA DIVISÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Leonardo Donizette de Deus Menezes

  • Lucas Aparecido de Castro Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805682
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    269-281

    Capítulo

    17

    Resumo

    No início da carreira, o professor de matemática na educação básica encontra muitos desafios. Dentre eles, o de ter que rever “o que” e “o como” aprendeu os conteúdos a ensinar. Na intenção de contribuir para a reflexão e formação dos professores, relatamos o processo da experiência de (re)significar a divisão de números naturais vivenciada no Estágio Supervisionado. A atividade foi realizada em três etapas com duas turmas do 5º ano na Eseba/UFU, totalizando 10 horas-aulas. Nesse relato, encontram-se a relação conteúdo, material dourado e trabalho em grupo. De acordo com o rendimento escolar em matemática, formamos grupos heterogêneos. O material dourado, por sua natureza manipulável, possibilitou maior facilidade de compreensão dos processos que envolvem a divisão de números naturais. Entretanto, evidenciamos que a potencialidade não está no material em si, mas na função, no uso que o professor é capaz de atribuir a ele.

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    Palavras-chave

    Formação de professores, Estágio supervisionado, Divisão com números naturais, Material dourado

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