REFLEXÕES SOBRE AS COMPREENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DAS EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Título

REFLEXÕES SOBRE AS COMPREENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DAS EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Ana Karoline Pereira Wernz Rabelo

  • Maria José Albuquerque Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230813954
    Publicado em

    24/11/2023

    Páginas

    196-211

    Capítulo

    11

    Resumo

    Objetivos: Este artigo discute as compreensões teóricas e metodológicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das educadoras da Educação Infantil do Centro de Educação Infantil (CEI) Chapeuzinho Vermelho, no município de Bacabeira-MA, a fim de refletir sobre a implementação do referido documento na escola de crianças pequenas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter aplicado. Por ser uma atividade vinculada ao Mestrado Profissional, foi necessária a ampliação para a pesquisa de intervenção pedagógica. Os dados foram gerados via questionário semiestruturado no Google Forms, aplicado a cinco educadoras participantes do grupo, cujo debate se fez pela categorização. Resultados: Os resultados apontam um conflito teórico e metodológico acerca da BNCC para Educação Infantil, embora tenha sido observado um claro avanço nas concepções de currículo para infância no grupo pesquisado. Conclusão: Ainda que não seja o currículo da escola, a BNCC é uma referência obrigatória, por isso influencia fortemente a tomada de decisões sobre o fazer pedagógico nas instituições de Educação Infantil.

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    Palavras-chave

    Compreensão teórico-metodológica. Base Nacional Comum Curricular. Educadoras. Educação Infantil.

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