RECICLAGEM DE PAPÉIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lieda Kellen Medeiros Gadelha
Gadelha, L.K.M
Lorena Sarmento dos Sarmento
Sarmento, L
Lucimara Aparecida Debrino
Debrino, Lucimara A.
01/04/2022
207-218
16
O presente artigo tem como objetivo avaliar três livros didáticos e relatar uma experiência na sala de aula a partir de uma sequência didática aplicada sobre métodos de reciclagem que buscam envolver o trabalho em equipe e interação professor-aluno. O projeto foi desenvolvido por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com uma turma de 7° ano de uma escola de tempo integral na cidade de Manaus, Amazonas. A sequência foi ministrada em três aulas, em que se utilizou de vídeos, aulas expositivas e dinâmicas para a abordagem do conteúdo, assim como, a intercalação entre conteúdo teórico e prática. Observou-se que a temática é escassa nos livros didáticos analisados, dessa forma, para construção das aulas se utilizou de outras referências. Sendo assim, considerou-se que os recursos utilizados para construção das aulas foram eficazes para aprendizagem, visto que pôde-se alcançar o resultado esperado. Notou-se também que o conceito científico que envolve a celulose ainda precisa ser mais trabalhado, assim como outras problemáticas envolvidas na interpretação de questões.
Sequência didática, PIBID, Metodologia.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.