RECICLAGEM DE PAPÉIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220207561
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Título

RECICLAGEM DE PAPÉIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Lieda Kellen Medeiros Gadelha

    Gadelha, L.K.M

  • Lorena Sarmento dos Sarmento

    Sarmento, L

  • Lucimara Aparecida Debrino

    Debrino, Lucimara A.

DOI
10.37885/220207561
Publicado em

01/04/2022

Páginas

207-218

Capítulo

16

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar três livros didáticos e relatar uma experiência na sala de aula a partir de uma sequência didática aplicada sobre métodos de reciclagem que buscam envolver o trabalho em equipe e interação professor-aluno. O projeto foi desenvolvido por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com uma turma de 7° ano de uma escola de tempo integral na cidade de Manaus, Amazonas. A sequência foi ministrada em três aulas, em que se utilizou de vídeos, aulas expositivas e dinâmicas para a abordagem do conteúdo, assim como, a intercalação entre conteúdo teórico e prática. Observou-se que a temática é escassa nos livros didáticos analisados, dessa forma, para construção das aulas se utilizou de outras referências. Sendo assim, considerou-se que os recursos utilizados para construção das aulas foram eficazes para aprendizagem, visto que pôde-se alcançar o resultado esperado. Notou-se também que o conceito científico que envolve a celulose ainda precisa ser mais trabalhado, assim como outras problemáticas envolvidas na interpretação de questões.

Palavras-chave

Sequência didática, PIBID, Metodologia.

Autor(a) Correspondente
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