PSICOEDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PAIS EM UM DISPOSITIVO DE SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230914319
4
0
Título

PSICOEDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PAIS EM UM DISPOSITIVO DE SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a):
  • Maria Vanessa Freitas Holanda

    Holanda

DOI
10.37885/230914319
Publicado em

30/10/2023

Páginas

242-254

Capítulo

12

Resumo

o presente artigo tem por objetivo descrever a experiência de trabalho da psicologia em grupos de Psicoeducação e orientação de pais dentro do contexto de um dispositivo de saúde pública. A experiência com TCCG – Terapia Cognitivo Comportamental em Grupos envolveu pais de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento – Transtorno do Espectro Autista (TEA) e TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que estivessem sendo acompanhadas pelo dispositivo. O grupo ocorreu ao longo de cinco meses com encontros com duração entre uma e uma hora e meia. Com os encontros foi possível identificar que aqueles pais que frequentaram assiduamente aos encontros desenvolveram uma relação de aliança sólida e comunicação sincera com a psicóloga que conduzia o grupo, bem como relatavam com maior abertura as dificuldades e angustias sobre o transtorno dos filhos, além disso foi possível identificar que os pais mais instruídos também conseguiam ajudar os filhos com mais eficácia na aquisição de habilidades importantes para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave

Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos; orientação e Psicoeducação de pais; atenção básica; práticas parentais; desenvolvimento infantil.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.