PSICOEDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PAIS EM UM DISPOSITIVO DE SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Título

PSICOEDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PAIS EM UM DISPOSITIVO DE SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a):
  • Maria Vanessa Freitas Holanda

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230914319
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    242-254

    Capítulo

    12

    Resumo

    o presente artigo tem por objetivo descrever a experiência de trabalho da psicologia em grupos de Psicoeducação e orientação de pais dentro do contexto de um dispositivo de saúde pública. A experiência com TCCG – Terapia Cognitivo Comportamental em Grupos envolveu pais de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento – Transtorno do Espectro Autista (TEA) e TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que estivessem sendo acompanhadas pelo dispositivo. O grupo ocorreu ao longo de cinco meses com encontros com duração entre uma e uma hora e meia. Com os encontros foi possível identificar que aqueles pais que frequentaram assiduamente aos encontros desenvolveram uma relação de aliança sólida e comunicação sincera com a psicóloga que conduzia o grupo, bem como relatavam com maior abertura as dificuldades e angustias sobre o transtorno dos filhos, além disso foi possível identificar que os pais mais instruídos também conseguiam ajudar os filhos com mais eficácia na aquisição de habilidades importantes para o seu desenvolvimento.

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    Palavras-chave

    Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos; orientação e Psicoeducação de pais; atenção básica; práticas parentais; desenvolvimento infantil.

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