PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA, CAMPUS SALVADOR

Code: 240315921
5
0
Título

PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA, CAMPUS SALVADOR

Autores(as):
  • Ailan Melo Da Cruz

    da Cruz, Ailan Melo

  • Antonio Jorge Miranda Duplat Júnior

    Duplat Júnior, Antonio Jorge Miranda

  • Mariana Da Silva De Andrade

    de Andrade , Mariana da Silva

  • Rita De Cassia Souza

    Souza , Rita de Cassia

  • Angela Machado Rocha

    Rocha, Angela Machado

  • Marcelo Santana Silva

    Silva, Marcelo Santana

DOI
10.37885/240315921
Publicado em

30/03/2024

Páginas

152-167

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: O objetivo principal deste projeto é propor soluções alternativas que possam melhorar a qualidade do ensino. Esta proposta de projeto de intervenção, estruturada para o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, visa criar soluções alternativas para problemas na área de ensino, pesquisa ou extensão. Métodos: Empregando a metodologia do Design Thinking, o projeto busca abordar desafios específicos identificados por meio de entrevistas com professores e alunos do IFBA. Estas entrevistas revelaram pontos críticos como a necessidade de métodos de ensino mais dinâmicos e interativos, a importância da comunicação na educação e a demanda por abordagens pedagógicas mais adaptativas e inclusivas. As estratégias propostas incluem o aprimoramento da comunicação entre professores e alunos, e a adoção de uma avaliação da metodologia feita pelos alunos para que possam ser utilizados métodos pedagógicos mais alinhados com as exigências contemporâneas e as preferências dos estudantes. Resultados: Através da aplicação do Design Thinking, foram identificados problemas e propostas soluções que consideram as emoções, comportamentos e cultura dos envolvidos no processo educativo. Este enfoque centrado no usuário permitiu a geração de ideias que abordam as dores e necessidades específicas dos participantes, visando transformar positivamente a experiência educacional no IFBA. Conclusão: Este projeto se destaca por sua abordagem colaborativa e centrada no humano, refletindo um compromisso com a melhoria contínua e a inovação no campo da educação.

Palavras-chave

Inovação Educacional, Design Thinking, Ensino e Aprendizagem, Metodologias ativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.