PRÁTICAS VISUAIS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ESCOLA DE SURDOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Code: 220207945
Downloads
3
Views
91
Compartilhe
Título

PRÁTICAS VISUAIS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ESCOLA DE SURDOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Autores(as):
  • Daiane Kipper

  • Neoli Paulina da Silva Gabe

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207945
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    197-206

    Capítulo

    15

    Resumo

    O presente resumo tem por objetivo socializar o processo de ensino com base nas práticas visuais realizadas com alunos surdos nas disciplinas de Matemática e Ciências no contexto bilíngue. A contextualização do ensino dos referidos componentes curriculares por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa escrita em conjunto com práticas visuais se faz relevante na abordagem de temas de cunho científico e social para alunos surdos do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa e se deu com base em situações práticas da sala de aula com alunos surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola referência em educação de surdos localizada em Santa Cruz do Sul/RS, que versou nas seguintes atividades: avaliação em Libras (vídeo) e língua portuguesa escrita de forma simultânea; avaliação visual com experimentos práticos no ensino de ciências; construção do relógio analógico; utilização do software Dudamath no ensino da matemática; construção dos componentes do ar e diferentes tipos de bactérias com massinha de modelar; construção de um pulmão artificial com garrafa pet; práticas culinárias abordando misturas homogêneas e heterogêneas; construção da célula animal com materiais concretos; Bocha Adaptada. Com base no desenvolvimento dessas práticas podemos inferir que foi possibilitado aos alunos surdos: a exposição de suas ideias, a construção significativa do conhecimento, a relação entre as palavras escritas com a sua sinalização e imagem visual e a exposição de suas dúvidas por meio da língua de sinais em relação aos conteúdos trabalhados em Matemática e Ciências.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Práticas Visuais, Alunos Surdos, Matemática, Ciências.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar