PRÁTICAS VISUAIS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ESCOLA DE SURDOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Code: 220207945
3
1
Título

PRÁTICAS VISUAIS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ESCOLA DE SURDOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Autores(as):
  • Daiane Kipper

    Kipper, Daiane

  • Neoli Paulina da Silva Gabe

    Gabe, Neoli Paulina da Silva

DOI
10.37885/220207945
Publicado em

01/04/2022

Páginas

197-206

Capítulo

15

Resumo

O presente resumo tem por objetivo socializar o processo de ensino com base nas práticas visuais realizadas com alunos surdos nas disciplinas de Matemática e Ciências no contexto bilíngue. A contextualização do ensino dos referidos componentes curriculares por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Língua Portuguesa escrita em conjunto com práticas visuais se faz relevante na abordagem de temas de cunho científico e social para alunos surdos do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa e se deu com base em situações práticas da sala de aula com alunos surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola referência em educação de surdos localizada em Santa Cruz do Sul/RS, que versou nas seguintes atividades: avaliação em Libras (vídeo) e língua portuguesa escrita de forma simultânea; avaliação visual com experimentos práticos no ensino de ciências; construção do relógio analógico; utilização do software Dudamath no ensino da matemática; construção dos componentes do ar e diferentes tipos de bactérias com massinha de modelar; construção de um pulmão artificial com garrafa pet; práticas culinárias abordando misturas homogêneas e heterogêneas; construção da célula animal com materiais concretos; Bocha Adaptada. Com base no desenvolvimento dessas práticas podemos inferir que foi possibilitado aos alunos surdos: a exposição de suas ideias, a construção significativa do conhecimento, a relação entre as palavras escritas com a sua sinalização e imagem visual e a exposição de suas dúvidas por meio da língua de sinais em relação aos conteúdos trabalhados em Matemática e Ciências.

Palavras-chave

Práticas Visuais, Alunos Surdos, Matemática, Ciências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.