POTENCIAL DO PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO PARA A CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DA CASCA DA BETERRABA (BETA VULGARIS L.)

Code: 201102193
23
1
Título

POTENCIAL DO PROCESSO DE CRIOCONCENTRAÇÃO PARA A CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DA CASCA DA BETERRABA (BETA VULGARIS L.)

Autores(as):
  • Rafaella Tonetto Byruchko

    Byruchko, Rafaella Tonetto

  • Giordana Demaman Arend

    Arend, Giordana Demaman

  • Silvani Verruck

    Verruck, Silvani

  • Katia Rezzadori

    Rezzadori, Katia

DOI
10.37885/201102193
Publicado em

19/12/2020

Páginas

345-353

Capítulo

24

Resumo

A beterraba é uma das principais hortaliças brasileira cujos resíduos provenientes do processamento representam mais de 60% dos resíduos dessa indústria. As aparas e cascas da beterraba são ricas em compostos fenólicos, entre esses, as betalaínas. Uma das possibilidades de processamento destes compostos é a extração e concentração através de métodos que mantenham a qualidade nutricional do produto como, por exemplo, a crioconcentração. O objetivo deste trabalho foi utilizar a crioconcentração gravitacional e assistida por centrífuga para concentrar os compostos fenólicos do extrato aquoso e verificar a eficiência de ambos os métodos. Foram obtidos fatores de concentração de até 2,8 vezes na gravitacional e 3,3 vezes na centrifugação, já o teor de fenólicos totais aumentou 2 vezes para ambos os processos. A eficiência da crioconcentração na última etapa de cada processo apresentou valores de aproximadamente 94 % para o método gravitacional e de 93 % para a centrifugação.

Palavras-chave

resíduos de beterraba; compostos bioativos; betalaínas; concentração por congelamento

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.