PORTUGUÊS DE ACOLHIDA: PROJETO DE EXTENSÃO PARA OS IMIGRANTES EM MATO GROSSO

Code: 221211426
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Título

PORTUGUÊS DE ACOLHIDA: PROJETO DE EXTENSÃO PARA OS IMIGRANTES EM MATO GROSSO

Autores(as):
  • Kelly Pellizari

    PELLIZARI, K.

  • Henrique Roriz Aarestrup Alves

    ALVES, H. R. A.

DOI
10.37885/221211426
Publicado em

31/01/2023

Páginas

177-188

Capítulo

10

Resumo

O Projeto Português de Acolhida visa ensinar a língua portuguesa em seus aspectos mais básicos para os imigrantes e refugiados, como forma de acolhê-los e promover sua integração social, além de buscar, por meio de palestras e seminários, fornecer informações úteis aos imigrantes que vivem em Mato Grosso. Entende-se essa iniciativa como forma de incentivo à inserção social desses imigrantes, pois a língua é um dos instrumentos que promovem sua integração em diferentes espaços, sejam eles laborais, educacionais, culturais, além de garantir aos participantes condições de acesso às informações veiculadas em língua portuguesa, indispensáveis em tempos de pandemia. O projeto, que já executou três módulos em 2021, continua em andamento em 2022, e está sendo executado por membros de quatro instituições parceiras: a Universidade Federal de Mato Grosso, a Universidade do Estado de Mato Grosso, o Instituto Federal de Mato Grosso e o Centro de Pastoral para Migrantes (CPM) de Cuiabá-MT, assim como empresas privadas que queiram patrocinar. A metodologia utilizada consiste na oferta de ensino de língua portuguesa por meio de aulas remotas (on-line), com turmas de no máximo 10 alunos para cada professor, que irão utilizar plataformas gratuitas e de fácil acessibilidade aos imigrantes; o material de apoio para as aulas está sendo oferecido pelo CPM seja impresso ou em arquivo digital. As palestras e seminários estão previstas para acontecer conforme a necessidade e demanda do CPM ou de coletivos de imigrantes que participam das aulas. Mesmo com o projeto limitado pela duração da pandemia em 2021, já há alguns resultados prévios considerados pela equipe executora e pelos idealizadores, demandando assim esforços e persistência para poder contribuir com a população imigrante e refugiada no estado de Mato Grosso, além de buscar, mesmo com as dificuldades impostas pelo momento, promover acesso à informação e melhores condições de inserção social mediadas pelo ensino da língua portuguesa.

Palavras-chave

Ensino, Português, Imigrantes, Mato Grosso-MT.

Autor(a) Correspondente
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