PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 210906241
8
1
Título

PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Marília Yuka Hanita

    Hanita, Marília Yuka

  • Renata Prenstteter Gama

    Gama, Renata Prenstteter

  • Pedro da Cunha Pinto Neto

    Pinto Neto, Pedro da Cunha

DOI
10.37885/210906241
Publicado em

31/10/2021

Páginas

234-252

Capítulo

15

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear e analisar as contribuições das pesquisas acadêmicas sobre professores iniciantes no Brasil para a formação de professores de Ciências e Matemática. Para isso, como método, realizou-se um levantamento nos dois principais bancos de produções acadêmicas brasileiras: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e nas bibliotecas e acervos digitais das instituições de ensino do país. A organização dos dados se baseou nos fundamentos pesquisa qualitativa delineado pelos princípios do tipo de pesquisa Estado da Arte (ROMANOWSKI; ENS, 2006) e etapa uma complementar interpretativa a partir de categorias analíticas sobre a formação de professores e ensino. Os resultados das pesquisas de Ciências e Matemática indicam o fortalecimento das disciplinas e programas de articulação com a prática profissional, bem como grupos colaborativos que integrem a formação inicial e continuada. No âmbito da formação continuada, os trabalhos apontam para a necessidade de apoio e/ou programa sistematizado da equipe gestora e escolar durante a inserção profissional, uma vez que a formação inicial não irá prever todos os desafios e conhecimentos que somente a prática docente oportuniza. Como conclusão, percebe-se que ainda as investigações sobre professores iniciantes de ciências e matemática não apresentam questões específicas de área, entretanto apontam questões importantes para a discussão de formação e ensino como indica os resultados.

Palavras-chave

Início de carreira, Ciências e matemática, Pesquisas acadêmicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.