PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS LEGAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES

Code: 230412704
1
0
Título

PERCEPÇÃO DOS RESPONSÁVEIS LEGAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES

Autores(as):
  • Letícia Jannine Silva

    Silva, L. J. P.

  • Verônica Kappel

    Kappel, V. B.

DOI
10.37885/230412704
Publicado em

31/05/2023

Páginas

62-79

Capítulo

4

Resumo

Objetivo: compreender, na perspectiva dos responsáveis legais, o conceito e os aspectos que influenciam o desenvolvimento infantil de crianças entre três e seis anos de idade. Métodos: Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa exploratória. A coleta dos dados se deu através de entrevista com roteiro semiestruturado, via Google Meet, de agosto a setembro de 2021, com responsáveis legais de crianças que estavam inscritas no Programa Criança Feliz de um município mineiro. Resultados: Os dados, analisados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática, indicaram três categorias: Conceitos sobre o desenvolvimento infantil; Fatores que impactam positivamente no desenvolvimento infantil; Fatores que impactam negativamente no desenvolvimento infantil. Baseado no relatado pelas mães, foi possível observar a aparição hegemônica da perspectiva biomédica para a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como o bom desempenho ocupacional indicado enquanto positivo, além da família, ambiente e escola serem apontados como positivos e negativos sob diferentes perspectivas. Conclusão: Esta pesquisa não permite generalização dos resultados, pois foi realizada com número limitado de mães que possuíam acesso à internet, recurso que pessoas em vulnerabilidade extrema não possuem. Além disso, as mães pouco identificaram a inter-relação do microssistema com exossistema e macrossistema. Assim, fica evidente a necessidade de inserção da Terapia Ocupacional na composição da equipe mínima do Programa Criança Feliz.

Palavras-chave

Defesa da Criança e do Adolescente, Desenvolvimento Infantil, Relações Familiares, Terapia Ocupacional, Vulnerabilidade Social

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.