PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA
Igor Oliveira Silva
Silva, Igor Oliveira
Thayane Franciele Furtado
Furtado, Thayane Franciele
Silvana Nogueira Lahr
Lahr, Silvana Nogueira
Arthur Alves Oliveira
Oliveira, Arthur Alves
Carlos Eduardo Campos
Campos, Carlos Eduardo
Crislaine Rangel Couto
Couto, Crislaine Rangel
01/03/2024
300-320
16
Objetivo: identificar a percepção de professores sobre o aproveitamento dos alunos nas aulas remotas de educação física escolar durante a pandemia de covid-19. Métodos: a amostra contou com a participação de 30 profissionais formados em Educação Física, que atuaram como professores de educação física escolar de maneira remota em escolas públicas e privadas no período da pandemia de covid-19. Os professores atuavam nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 14 questões de múltipla escolha elaborado no Google Forms. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva com apresentação da frequência relativa de respostas. Resultados: de forma geral, nossos resultados apontam que a maioria dos professores necessitou modificar os conteúdos programáticos durante o ensino remoto, considerou ter obtido baixa eficiência no desenvolvimento das aulas, observou dificuldade entre os alunos para acessar os conteúdos disponibilizados e acompanhar as aulas remotas, o que, em conjunto, refletiu em dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Conclusão: a maioria dos professores têm uma percepção negativa sobre o aproveitamento dos alunos nas aulas de Educação Física durante a pandemia de covid-19.
covid-19, ensino remoto, educação à distância, aulas remotas
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