PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA

Code: 231215395
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Título

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O APROVEITAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA

Autores(as):
  • Igor Oliveira Silva

    Silva, Igor Oliveira

  • Thayane Franciele Furtado

    Furtado, Thayane Franciele

  • Silvana Nogueira Lahr

    Lahr, Silvana Nogueira

  • Arthur Alves Oliveira

    Oliveira, Arthur Alves

  • Carlos Eduardo Campos

    Campos, Carlos Eduardo

  • Crislaine Rangel Couto

    Couto, Crislaine Rangel

DOI
10.37885/231215395
Publicado em

01/03/2024

Páginas

300-320

Capítulo

16

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de professores sobre o aproveitamento dos alunos nas aulas remotas de educação física escolar durante a pandemia de covid-19. Métodos: a amostra contou com a participação de 30 profissionais formados em Educação Física, que atuaram como professores de educação física escolar de maneira remota em escolas públicas e privadas no período da pandemia de covid-19. Os professores atuavam nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 14 questões de múltipla escolha elaborado no Google Forms. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva com apresentação da frequência relativa de respostas. Resultados: de forma geral, nossos resultados apontam que a maioria dos professores necessitou modificar os conteúdos programáticos durante o ensino remoto, considerou ter obtido baixa eficiência no desenvolvimento das aulas, observou dificuldade entre os alunos para acessar os conteúdos disponibilizados e acompanhar as aulas remotas, o que, em conjunto, refletiu em dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Conclusão: a maioria dos professores têm uma percepção negativa sobre o aproveitamento dos alunos nas aulas de Educação Física durante a pandemia de covid-19.

Palavras-chave

covid-19, ensino remoto, educação à distância, aulas remotas

Autor(a) Correspondente
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