PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA: A CRIANÇA COMO PESQUISADORA

Code: 210203142
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Título

PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA: A CRIANÇA COMO PESQUISADORA

Autores(as):
  • Tatiane Delurdes de Lima-berton

    Lima-Berton, Tatiane Delurdes de

  • Caroline Lopes do Espírito Santo

    Espírito Santo, Caroline Lopes do

DOI
10.37885/210203142
Publicado em

01/04/2021

Páginas

212-217

Capítulo

17

Resumo

O presente estudo tem o objetivo refletir sobre os principais conceitos da pedagogia de Reggio Emília. Reggio Emilia é uma cidade do Norte da Itália e é referência em Educação, especialmente na modalidade Infantil. Pesquisadores de todo o mundo investigam a abordagem a fim de buscar contribuições para suas realidades. Desse modo, compreendendo o cenário brasileiro, tem-se como questão norteadora desta pesquisa saber: “quais os principais conceitos da Pedagogia de Reggio Emilia?”. Busca-se entender os principais saberes da pedagogia de Reggio Emilia por meio de estudo teórico e relato de experiência de uma educadora. Para obter respostas a este trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa, envolvendo aplicação de questionário a uma educadora que atua em uma escola de educação infantil em Curitiba e que tem como base essa pedagogia. Para a análise dos dados, a partir dos discursos da entrevistada, retirou-se as palavras que evocavam, que eram mais fortes. Organizouse a partir das palavras extraídas uma nuvem de palavras e discussão com a literatura da área e, os resultados apontaram que a pedagogia de Reggio Emilia oportuniza o desenvolvimento cognitivo, comunicativo, ético, lógico imaginativo e racional da criança, colocando-a mesma como pesquisadora, exploradora e o centro do ensino e aprendizagem. Destaca-se que se trata de uma abordagem pensada para a criança, dando a devida autonomia no (seu) aprendizado, transcendendo o tradicional. Explora ambientes de aprendizagem diferenciados, bem como a compreensão de que a criança é feita com muitas linguagens e, que é necessário explorá-las.

Palavras-chave

Abordagem; Autonomia; Cem linguagens; Desenvolvimento; Realidade.

Autor(a) Correspondente
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