OS TEXTOS MULTIMODAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICA A FAVOR DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Code: 230814202
6
0
Título

OS TEXTOS MULTIMODAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICA A FAVOR DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores(as):
  • Henrique Lobo Souza

    SOUZA, Henrique Lobo

  • Thayla Arcangela Moraes Ferreira

    FERREIRA, Thayla Arcangela Moraes

  • Maria Sebastiana Da Silva Costa

    COSTA, Maria Sebastiana da Silva

  • Carlos Alberto Correia

    CORREIA, Carlos Alberto

DOI
10.37885/230814202
Publicado em

30/09/2023

Páginas

330-350

Capítulo

19

Resumo

O presente trabalho objetiva constatar se os textos multimodais são ferramentas didáticas eficientes para o ensino da variação linguística. Para tanto fez-se uso da teoria da Sociolinguística para abordar o tema em estudo. Entre os teóricos abordados estão Labov (1972), Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2005) entre outros. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo, a qual contou com pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise dos textos. Os resultados apontaram que os textos multimodais que apresentam conteúdo relacionado a Sociolinguística variacionista são ferramentas auxiliares em favor do ensino da Língua Portuguesa.

Palavras-chave

Sociolinguística, Variação, Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.