OS TEXTOS MULTIMODAIS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICA A FAVOR DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Henrique Lobo Souza
SOUZA, Henrique Lobo
Thayla Arcangela Moraes Ferreira
FERREIRA, Thayla Arcangela Moraes
Maria Sebastiana Da Silva Costa
COSTA, Maria Sebastiana da Silva
Carlos Alberto Correia
CORREIA, Carlos Alberto
30/09/2023
330-350
19
O presente trabalho objetiva constatar se os textos multimodais são ferramentas didáticas eficientes para o ensino da variação linguística. Para tanto fez-se uso da teoria da Sociolinguística para abordar o tema em estudo. Entre os teóricos abordados estão Labov (1972), Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2005) entre outros. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo, a qual contou com pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise dos textos. Os resultados apontaram que os textos multimodais que apresentam conteúdo relacionado a Sociolinguística variacionista são ferramentas auxiliares em favor do ensino da Língua Portuguesa.
Sociolinguística, Variação, Ensino.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.