OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO MÉTODO PARA A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM COMUNIDADES RURAIS EM IRITUIA/PARÁ

Code: 210404390
Downloads
36
Views
18
Compartilhe
Título

OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO MÉTODO PARA A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM COMUNIDADES RURAIS EM IRITUIA/PARÁ

Autores(as):
  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales

  • José Felipe Rodrigues da Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404390
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    234-245

    Capítulo

    19

    Resumo

    A necessidade de novas práticas na produção agrícola se faz evidente no contexto da degradação florestal que compromete recursos naturais. Assim, este trabalho objetiva analisar os sistemas agroflorestais realizados por agricultores familiares como método de educação ambiental e com isso identificar os distintos tipos de recuperação florestal realizado por agricultores familiares em no município de Irituia/Pará e caracterizar as modalidades de recuperação. A importância das experiências que os agricultores vivenciam é vista por uma perspectiva de complexidade e interdisciplinaridade, utilizando assim o fundamento da observação direta. O trabalho se baseou em dois procedimentos. Na primeira realizou-se um embasamento teórico e revisão dos trabalhos acadêmicos. Na segunda parte realizaram-se visitas ao município de Irituia. A partir desta coleta foi possível identificar e caracterizar cinco tipos que recuperação praticada: Quintal Agroflorestal, regeneração natural, Sistemas Agroflorestais pouco diversificado, diversificado e altamente diversificado. As motivações da recuperação são: função ambiental, parâmetro social, importância econômica, herança florestal, apreciação da floresta e mudança de clima e por último a escolarização dos filhos e netos. As caracterizações dos sistemas e as motivações que levam a recuperação possibilitaram um diálogo prático com a educação ambiental, relacionada aos princípios básicos encontrados como a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade, e a realidade de um enfoque humanista, democrático e participativo. Portanto, encontraram-se nos Sistemas Agroflorestais potencialidade pedagógica e democrática para implementar a educação ambiental como método dialógico que está na Política Nacional de Educação Ambiental.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Sistemas Agroflorestais, Recuperação Florestal, Educação Ambiental, Política Nacional de Educação Ambiental, Agricultura Familiar.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar