EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: PESQUISA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS - VOLUME 2
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: PESQUISA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS - VOLUME 2
978-65-89826-20-0
02/06/2021
290
22
2
1
Reinaldo Eduardo da Silva Sales
Reinaldo Eduardo da Silva Sales
Reginaldo da Silva Sales
Reginaldo da Silva Sales
Em 16 de junho de 1962, o New York Times, publicava uma pequena historieta intitulada: “A fable for tomorrow”, que em tradução livre é “Uma fábula para o amanhã”. De autoria da bióloga Rachel Carson, a historieta era apenas o primeiro capítulo de um livro, que se tornou famoso e mudou a história ambiental da humanidade. Silent Spring (Primavera Silenciosa) foi publicado em setembro daquele mesmo ano, e, em menos de um mês, vendeu mais de um milhão de cópias. A primavera silenciosa, iniciou uma “Era ruidosa”, em que, cientistas do mundo todo começaram a vociferar por um clamor ambiental. Nessa perspectiva, trazemos à lume a obra: “EDUCAÇÂO AMBIENTAL E CIDADANIA: pesquisa e práticas contemporâneas”, em seu segundo volume. A coletânea que reúne 22 capítulos, apresenta pesquisas teóricas e práticas, sobre a “Questão Ambiental” e sua relação com a “Cidadania”. Em linhas gerais, o livro compreende as seguintes temáticas: trabalhos teóricos e educacionais sobre Educação Ambiental; artigos sobre Gestão Ambiental; produções cujas temáticas centrais abordam lixo, esgoto, reciclagem; e por fim, permaculture: agricultura, sistemas florestais, urbanismo e arborização, além de pesquisas sobre etnobotânica, solo e recursos hídricos, mormente com o enfoque de consumo humano e balneabilidade. Enfim, uma diversidade de temas e assuntos que, de forma fimbriosa ou fulcral, encaram o desafio de debater a correlação entre meio ambiente e cidadania. Destarte, passados quase 60 anos da publicação de Rachel Carson, nota-se que a “fábula do amanhã”, tornou-se a “realidade do hoje”. Em que pese a questão ambiental, apresentamos ao leitor(a) uma coletânea que traz contribuições e conhecimentos para que todas e todos possamos ter consciência, ou melhor, autoconsciência e autodeterminação, para exigirmos direitos e, sobretudo, cumprimos com nossos deveres, sobretudo, os ambientais, pois, isso é o que se espera de cidadãs e cidadãos plenos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL! Boa leitura! Amazônia, anfiteatro ambiental do mundo, em dias de muita chuva.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.